Esta agenda custa dez euros em tamanho A6 e 15 euros em A5, e garante ajudar associações de animais. O artigo, com a primeira versão lançada em 2016, voltou este ano com o tema ‘cinema’.

Alexandra Barão Croca sempre foi apaixonada por animais e dessa ligação surgiu o projeto, como conta ao Espalha-Factos. “Costumo ir a feiras e, por norma, estão sempre lá associações de animais. Um dia decidimos que podíamos fazer algo mais por eles”, explica.

O projeto nasceu com as ilustradoras Ana Dias e Mariana Flores e Alexandra, artesã de profissão. Ligadas ao ramo das artes e ao amor pela causa animal, conseguiram colocar à venda a nova agenda solidária através da loja virtual do atelier abc.

Na edição deste ano o tema é cinema… e há um coelho

Desengane-se quem pensa que a agenda é feita em poucos meses. Na verdade, é um trabalho constante, que começa logo no início do ano. “Mal acabamos uma, começamos logo a preparar a outra. É um trabalho contínuo”, esclarece Alexandra.

Na versão de 2018 o tópico é cinema e a heterogeneidade maior – “este ano temos na agenda um coelho. Tentamos que haja uma maior diversidade também para que possamos chegar a mais pessoas”, conta.

O tema, esse, “acabou por surgiu naturalmente”. “Na pesquisa de fotografias dos animais, pelas posições, ou mesmo por conhecermos a personalidade deles, conseguíamos associar aquilo a uma cena”.

Alexandra confessa que ainda sentem dificuldades na divulgação – “no ano passado houve pessoas a saber da agenda em março que ficaram com pena de não a adquirir logo no início do ano”. Os padrinhos e os seus respetivos animais, ainda assim, acabam por ajudar na difusão do produto.

Os lucros destas vendas (um euro nas agendas A6 e 1,50 nas agendas A5) revertem a favor da Associação Cantinho dos Animais dos Açores, na região autónoma dos Açores, daAssociação Quatro Patas e Focinhos, em Anadia e Mealhada, do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, em Mafra, da Focinho & Bigodes, em Lisboa, e do Refúgio Animal Angels, no Cartaxo.

Para além das agendas, existem ainda ímanes e crachás decorativos com o custo de dois euros, onde 50 cêntimos vão diretos para o apoio das associações mencionadas.

Singin’ In The Rain, Star Wars ou O Pátio das Cantigas são alguns dos filmes presentes na agenda que tem tudo para deliciar os fãs de animais e cinema.