KINO: Beuys de Andres Veiel
'Beuys' de Andres Veiel abre o KINO 2018 / Fotografia: Divulgação / doclisboa

KINO: O cinema em alemão volta a Portugal já no mês que vem

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã vai regressar no dia 18 de janeiro de 2018. O festival centra-se em produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo e passa-se nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra.

Na edição deste ano, o KINO volta a contar com uma Mostra Principal e uma sessão especial para famílias. Mas,além disso, também vai incluir sete documentários de origem alemã. Estes abordam vários temas, incluindo a evolução da música eletrónica e os primeiros movimentos da população homossexual em Berlim Ocidental.

KINO 2018

Documentários em força na edição deste ano

As sessões do Porto e Coimbra vão abrir com Beuys de Andres Veiel na secção KINOdoc. Esta obra foca-se em Joseph Beuys, um artista alemão, e competiu no Berlinale 2017 e Doclisboa. O filme também terá uma sessão em Lisboa no dia 19 de janeiro. A secção também vai acolher o ensaio cinematográfico Overgames de Lutz Dammbeck, que analisa a ligação entre os primeiros concursos televisivos e os programas de reeducação feitos pelos Estados Unidos para serem lançados na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

A KINOdoc vai ainda apresentar trabalhos de realizadores novos sob o foco Novas Perspetivas. Estes incluem Bruder Jakob (Irmão Jakob), de Elí Roland SachsZwischen den Stühlen (Para ser um professor), de Jakob SchmidtMein wunderbares West-Berlin (Minha maravilhosa Berlim Ocidental) de Jochen Hick; e Parchim International de Stefan Eberlein.

O filme que irá encerrar a Mostra Principal do festival é Die göttliche Ordnung (A ordem divina), de Petra Biondina Volpe. Esta obra é apresentada pela Embaixada da Suíça e terá aqui a sua antestreia. Foca-se na luta pelo direito ao voto feminino na Suiça na década de 1970.

O KINO vai-se realizar entre o dia 18 e 24 de janeiro no Cinema São Jorge de Lisboa, entre 25 e 28 de janeiro no Teatro Municipal Rivoli do Porto, e entre 14 e 16 de fevereiro no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
João Manzarra em A Máscara
Opinião. Quando cai ‘a máscara’