O tradicional bolo-rei é aquele tipo de iguaria natalícia que ou se odeia ou se ama. Para quem não gosta, já existem outros tipos de bolo-rei – desde o Rainha ao de chocolate -, mas este ano surgiu uma versão salgada deste bolo de Natal

O bolo-rei salgado é a nova aposta de uma empresa de Leiria – a Pires Pastelarias. A ideia surgiu a propósito do concurso Melhor bolo-rei de Portugal, promovido pela Associação do Comércio e da Indústria de Panificação. A inovação feita ao bolo, que é já rei na época do Natal, é feita – em vez de frutas cristalizadas ou frutos secos – com presunto, chouriço e queijo.

Lê também: COUNTDOWN: PRENDAS DE ÚLTIMA HORA PARA SALVARES O NATAL

Fotografia: Região de Leiria

“Deve haver uma distinção entre este novo bolo-rei e a bôla”

Hélder Pires, responsável da empresa, explicou em declarações ao Região de Leiria que “Conseguimos criar um contraste entre a massa doce do bolo – que é um bocadinho menos doce que o bolo-rei tradicional – e o salgado da charcutaria” acrescentando que deve haver uma distinção entre este novo bolo-rei e a bôla – que também é feita com enchidos – “A massa continua a ser do bolo-rei, com uma textura diferente da massa da bôla, que é tipo pão de leite”.

Com esta invenção a pastelaria de Leiria conseguiu arrecadar o Prémio Inovação do concurso anual da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação.

“Há muita curiosidade e as pessoas fazem muitas perguntas antes de comprar, porque há alguma estranheza: não é muito comum ver um bolo destes com charcutaria em cima. Mas o contraste de sabores é bastante agradável”, garante Hélder Pires.

No ano passado, a empresa de confeção de pastelaria de Leiria já tinha sido distinguida pela melhor Coroa Crocante de Natal e, na Páscoa, pelo melhor Bolo de Chocolate e Ovos de Páscoa.