Sim, a quadra natalícia traz sempre vontade de ver Home Alone, Love Actually e The Nightmare Before Christmas. Mas, para aqueles que já recitam os clássicos de cor, o Espalha-Factos sugere 5 filmes diferentes (mas não menos natalícios) para reunirem a família à volta da televisão – e da lareira.

Arthur Christmas

arthur christmas

Fonte: Divulgação/Film.org

Este é para os que partilham o Natal com os mais pequenos – ou que, simplesmente, não perdem a oportunidade de ver um filme de animação. Arthur Christmas vem finalmente responder à pergunta que todos fizemos: “como é que o Pai Natal entrega milhões de presentes numa só noite?” A resposta envolve alta-tecnologia e um esconderijo no Polo Norte, mas o filme concentra-se em Arthur, que tem como missão salvar o Natal de uma família disfuncional… em duas horas.

Arthur Christmas foi muito bem recebido pela crítica, tendo arrecadado dois prémios e quinze nomeações.

Rare Exports: A Christmas Tale

rare exports

Fonte: Divulgação/Empire Online

Rare Exports: A Christmas Tale é um filme para os que nem no Natal dispensam uma boa dose de ação e terror. Trata-se de um filme finlandês, que conta a história de uma equipa de arqueólogos ingleses que, a 486 metros de profundidade, descobrem o segredo mais bem guardado desta altura do ano. A descoberta desencadeia uma série de desaparecimentos na pacata aldeia da Lapónia.

O filme foi realizado por Jalmari Helander e recebeu dez prémios em vários festivais europeus. Existe uma sequela, também com a temática do Natal: Rare Exports: The Official Safety Instructions.

Two Night Stand

two night stand

Fonte: Divulgação/Forum Cinemas

Um filme para aqueles que não resistem a uma comédia romântica. Two Night Stand (2014) passa-se poucos dias depois do Natal, durante um nevão nova-iorquino – o filme ideal para ver no sofá com uma bebida quente e uma manta. A história foca-se em dois estranhos que se conheceram pela internet para uma one night stand e se encontram agora forçados a passar mais tempo juntos. Fechados em casa devido ao nevão,  a única alternativa que têm é tentar estabelecer algum tipo de conexão entre ambos.

A protagonizar o filme estão Analeigh Tipton (Crazy, Stupid, Love) e Miles Teller (Whiplash).

The Perks of Being a Wallflower

Fonte: Divulgação/IMDb

Este é para os que não se importam de verter (muitas) lágrimas. The Perks of Being a Wallflower é um filme sobre amizade, amor e perda contado por Charlie, um rapaz de 15 anos que procura o seu lugar no primeiro ano do liceu. Embora o filme se passe durante todo o ano letivo, uma das mais importantes sequências do filme é, precisamente, durante uma troca de prendas de Pai Natal Secreto entre amigos.

The Perks of Being a Wallflower é uma adaptação do livro de Stephen Chbosky e conta com a participação de Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller.

The Polar Express

the polar express

Fonte: Divulgação/Monterey County Weekly

Para os que, mesmo assim, preferem um clássico, temos The Polar Express – um dos mais marcantes filmes de animação de Natal. O filme conta a história de um rapaz que, na véspera de Natal, embarca num comboio mágico para o Polo Norte. Nesta viagem, o jovem aprende que a magia da vida nunca desaparece para aqueles que são capazes de acreditar.

The Polar Express recebeu três nomeações da Academia e foi considerado um dos melhores filmes de animação de sempre pelo American Film Institute.