A Rainha das Rosas
Foto: página oficial do CRID no Facebook

‘A Rainha das Rosas’, um livro inclusivo criado por crianças de Leiria

A Rainha das Rosas é o título do livro inclusivo, em multiformato, que foi criado de raiz por cerca de uma centena de crianças dos jardins de infância e da escola básica da freguesia de Cortes, no concelho de Leiria, apresentado no passado dia 15 de dezembro, no Teatro José Lúcio da Silva.

Este projeto, coordenado pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria), foi criado por 96 crianças do concelho de Leiria.

Estiveram envolvidos meninos e meninas entre os 3 e os 10 anos da freguesia de Cortes, em Leiria: 32 crianças dos Jardins de Infância de Reixida e de Famalicão e 64 alunos da Escola Básica de Reixida.

A Rainha das Rosas é um livro único, multiformato, que tem na sua origem o conceito de livro para todos, e reúne, num único volume, texto aumentado, braille, imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão e pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza.

Paralelamente, inclui também um código Quick Response (QR), que direciona para um site onde estão disponíveis as versões áudio livro, para crianças invisuais, e vídeo livro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas, segundo nota do CRID/IPLeiria.

Um livro pedagógico

O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Associação de Pais das Escolas da Freguesia de Cortes e o CRID, responsável pela adaptação do texto em pictogramas e braille, e pelas versões disponíveis online.

Contou, ainda, com a colaboração de Tânia Bailão Lopes que ilustrou os textos escritos pelas crianças.

A criação deste livro, pelas próprias mãos dos mais pequenos, pretende sensibilizá-los para as questões das desigualdades sociais, tornando-os mais compreensivos, tolerantes, humanos, participativos e responsáveis.

Além disso, este trabalho em conjunto com as crianças incute-lhes, de um modo lúdico e criativo, o respeito pelos outros e a aceitação da diferença, tornando-as agentes de mudança de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

A Rainha das Rosas
Foto: página oficial do CRID no Facebook

Onde podes adquirir o livro

A Rainha das Rosas é uma edição limitada de apenas mil exemplares.

Tem o valor de 10 euros e está à venda no CRID/IPLeiria, nas lojas Americana e pode ainda ser adquirido através da Associação de Pais das Escolas da Freguesia de Cortes.

LÊ TAMBÉM: OS 10 MELHORES LIVROS PARA OFERECER ESTE NATAL

Leiria é considerada amiga da inclusão

A capacidade de inclusão da Câmara Municipal de Leiria é notória e foi já elogiada pelo Governo.

A Rainha das Rosas
Foto: página oficial do Município de Leiria no Facebook

A inclusão e a inovação social são questões prioritárias para a Câmara Municipal de Leiria, visíveis pela dinamização de um conjunto de atividades há vários anos que apelam à participação de todos.

Este é um reconhecimento do Governo que escolheu a cidade de Leiria para as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência pela capacidade de inclusão deste município, no ano passado.

Na conferência de imprensa que antecipava estas comemorações, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão da Pessoa com Deficiência, sublinhava que «quanto mais prepararmos as crianças hoje e fizermos delas mentes abertas e conhecedoras da diferença, mais vamos potenciar que sejam adultos sem preconceitos e são eles que vão tornar possível que a nossa sociedade de amanhã seja mais inclusiva e mais promotora da igualdade de todos».

A Rainha das Rosas
Foto: página oficial do Município de Leiria no Facebook
LÊ TAMBÉM: CINCO RAZÕES PELAS QUAIS AS CASAS DE HOGWARTS FUNCIONAM MELHOR DO QUE OS SIGNOS
Mais Artigos
steven spielberg
Steven Spielberg. O que já se sabe sobre o novo filme autobiográfico