O primeiro dia da Comic Con Portugal arrancou com um ritmo relativamente calmo, no entanto, apresentou uma série de novidades no que toca às atividades nas quais os participantes se poderão envolver até domingo. O dia foi marcado também pela presença de Edward James Olmos.

Lê também: CLARK GREGG E SIMON MERRELLS ESTARÃO NA COMIC CON PORTUGAL

Edward James Olmos: o primeiro rosto da Comic Con Portugal

Edward James Olmos foi o primeiro convidado de Cinema e Televisão a aparecer na Comic Con Portugal. O ator já entrou em diversos papéis em Blade Runner, Dexter, Agents of S.H.I.E.L.D e Battlestar Galactica (um dos trabalhos pelo qual é mais recordado).

Terá ainda presença garantida em The Predator, onde, segundo o próprio, interpreta uma personagem séria no meio de um elenco mais engraçado. “Não há humor na minha personagem, mas os restantes são extrema e intensamente engraçados“, explica o ator, que promete aos espetadores uma experiência “intensa”.

Em conferência o ator alertou também para os perigos de uma guerra nuclear no mundo real, comparando a situação de Battlestar Galactica com a tensão atualmente existente entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. “É por causa destes perigos que mais pessoas veem Battlestar Galactica agora do que quando a série era exibida“, declara.

Katherine McNamara, a Clary Fray de Shadowhunters

Edward James Olmos pode ter sido o destaque do primeiro dia, mas no segundo, Katherine McNamara roubou as atenções com o seu contagiante sorriso e boa disposição. A atriz de Maze Runner e Shadowhunters falou sobre a sua personagem na série da Freeform, das dificuldades e da história, e aborda as diferenças entre a forma como filmes e séries são produzidas.

McNamara mostra uma grande admiração pela comunidade de fãs de Shadowhunters.Eles têm opiniões, eles discutem sobre a série. Investem mesmo muito tempo a assisti-la, da mesma forma que nós investimos a criá-la.

Quando questionada sobre o futuro da sua carreira, Katherine mostra grande otimismo: “Eu quero continuar a criar histórias maravilhosas, quer em televisão, quer em cinema, quer em palco. Quero desafiar-me na criação de personagens interessantes e criar histórias que signifiquem algo para as pessoas, que as leve a pensar acerca da nossa sociedade. Esse é o meu derradeiro objetivo.”

Na Comic Con podes ser um templário… ou o que quiseres

Assim como nos anos anteriores, a Comic Con Portugal esmerou-se na divulgação das novidades tanto em cinema como em televisão. Nesta edição, um dos focos principais do evento é a entrada numa réplica simples de um castelo dos Templários, dedicada à série Knightfall, onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais de como era a época dos cavaleiros templários enquanto interagem com uma equipa de atores profissionais que interpretam algumas personagens da série.

Também novidade nesta edição é a tenda dedicada a Tomb Raider. Com a estreia do filme marcada para março, os visitantes do evento poderão no espaço e envolver-se em atividades e jogos que os habilitará a ganhar bilhetes para o filme.

Como forma de promoção do filme Liga da Justiça, este ano o evento proporcionou aos seus visitantes uma experiência única em realidade virtual. Com a possibilidade de encarnar uma das cinco personagens principais e envolver-se em jogos temáticos cheios de ação e adrenalina.

Naturalmente, os cosplayers não poderiam faltar neste evento que atrai milhares de fãs desta atividade.

Novidades no recinto

A Comic Con Portugal abriu as portas a dia 14 com algumas novidades para os geeks portugueses, bem como uma série de atividades especialmente para quem gosta de cinema, séries e videojogos. Há uma área dedicada a alguns hits do pequeno e grande ecrã e outra dedicada aos videojogos.

Além de Knightfall, os interessados poderão explorar o recinto de Star Wars, no qual estão em exposição dois veículos usados no mais recente filme, The Last Jedi. O Imperial Combat Assault Tank e o X-Wing são as duas atrações principais no recinto, de forma a promover a estreia do filme e a aguçar a curiosidade dos fãs pelo mais novo capítulo da série.

Na zona de gaming, além do foco dado ao torneio de League of Legends, há diversas oportunidades para experimentar videojogos de realidade virtual.

Foi também dia em que o painel do filme Anamorphosis se deu no Palco Principal. Mark Arnold, Jay Rincon, Liz McMullen, Jon Prophet e a atriz portuguesa Anabela Teixeira animaram o palco com as suas declarações acerca da produção, que foi inteiramente filmada em Portugal.

 

Artigo de Sara Sampaio e Tiago Costa
Fotografia de Beatriz Silva