O ano de Salvador Sobral foi de conquistas. Depois de ganhar o Festival da Canção, o Festival da Eurovisão e de ter alcançado novos fãs em todo o planeta, conquista também o primeiro lugar entre os temas mais pesquisados no Google pelos internautas portugueses.

Os dados do Zeitgeist 2017, hoje revelados pelo motor de busca, colocam o cantor no topo de uma lista que conta ainda, a nível nacional, com o Mobdro, uma aplicação de streams piratas, a Taça das Confederações, as Eleições Autárquicas 2017, o Love On Top ou os fogos.

Internacionalmente, as atenções estiveram focadas no Furacão Irma e nos novos modelos do iPhone.

Assuntos mais pesquisados em Portugal

Salvador Sobral
Mobdro
Taça das Confederações
Autárquicas 2017
Pixwords
Love on Top
Fogos
Pedrógão Grande
Eurovision 2017
iPhone 8

Mundo artístico domina top de personalidades nacionais

Quando a análise é apenas da pesquisa por pessoas, a tabela de figuras nacionais é predominantemente ocupada por figuras ligadas ao mundo artístico. Salvador Sobral encabeça a lista, que conta ainda com a irmã Luísa Sobral, mas também com a cantora Maria Leal, que marca presença pelo segundo ano consecutivo. Os atores Diogo Morgado e Joana de Verona também marcam presença no top.

Luísa Sobral

Mário Soares, João Ricardo, Francisco Varatojo e Américo Amorim, falecidos este ano, também surgem no ranking. A fechar o top, uma novidade: O futebolista André Silva foi o nome do desporto mais pesquisado em 2017.

Salvador Sobral
Mário Soares
Luísa Sobral
Maria Leal
João Ricardo
Diogo Morgado
Joana de Verona
Francisco Varatojo
Américo Amorim
André Silva

Nas figuras internacionais, a liderança recaiu em Chester Bennington e Chris Cornell, ambos falecidos durante este ano. Lil Peep, Roger Moore, Tom Petty e Nicky Hayden, que também morreram em 2017, surgem também nos nomes estrangeiros mais pesquisados pelos portugueses.

No ranking há ainda destaque para a política, com o Papa Francisco em terceiro e Donald Trump em quarto lugar. Kevin Spacey, acusado de assédio sexual no fim deste ano, surge em sexta posição.

Chester Bennington
Chris Cornell
Papa Francisco
Trump
Lil Peep
Kevin Spacey
Mayweather
Roger Moore
Tom Petty
Nicky Hayden

Love On Top foi o programa mais pesquisado

Longe de ser um sucesso no que diz respeito às audiências televisivas, o Love On Top foi um hit nas pesquisas do Google. O reality-show da TVI foi o programa mais pesquisado do ano pelos utilizadores lusos. A hegemonia das ‘novelas da vida real’ foi, de resto, total. Desafio Final e Biggest Deal fecharam o pódio.

Love on Top

Amor Maior foi a telenovela mais pesquisada e ocupou o quarto lugar, ultrapassando por pouco o Festival Eurovisão 2017. Na lista há mais três novelas – Ouro Verde, A Herdeira e Rainha das Flores, mas também há espaço para o ressuscitado Festival da Canção e Pesadelo na Cozinha.

Love on Top
Desafio Final
Biggest Deal
Amor Maior
Festival Eurovisão 2017
Ouro Verde
A Herdeira
Pesadelo na Cozinha
Festival da Canção 2017
Rainha das Flores

E quando somamos todo o mundo? O que é que os utilizadores procuraram?

O Furacão Irma liderou o ranking dos temas mais pesquisados, logo seguido pelos iPhones X e 8. Na quarta posição, a temática do assédio voltou a marcar presença, na pessoa de Matt Lauer, jornalista norte-americano acusado de comportamento sexual inadequado e demitido da NBC.

No fim do ano, Meghan Markle ainda conseguiu garantir um lugar no ranking depois de anunciado o seu noivado com o Príncipe Harry de Inglaterra. Os falecidos Tom Petty e Chester Bennington figuram também na lista.

13 Reasons Why, considerada uma das séries mais bem-sucedidas de sempre na Netflix, ficou em sexto lugar e foi o programa de televisão mais pesquisado do ano.

Hurricane Irma
iPhone 8
iPhone X
Matt Lauer
Meghan Markle
13 Reasons Why
Tom Petty
Fidget Spinner
Chester Bennington
India National Cricket Team