Já não faltam muitos dias para uma das noites mais especiais do ano: a véspera de Natal. E se esta quadra convida ao espírito de ajuda e preocupação com os outros, porque não transmitires isso nos teus presentes?

Seja porque já ofereceste tudo e queres ser original ou porque o teu orçamento não dá para mais, damos-te oito ideias de presentes DIY (Do it yourself) para ofereceres este Natal.

1. Velas

O que seria do Natal sem uma mesa com velas acesas? E porque não oferecê-las como presente? Sabemos que em qualquer loja podes encontrar velas, das mais simples e económicas às mais exuberantes, mas de certeza que uma vela feita por ti vai ser muito mais especial. Aposta em aromas natalícios, como a canela, o café ou o gengibre, e dá um toque especial com a tua decoração.

Vais precisar de:

  • Velas antigas sem cheiro
  • Um pavio
  • Um frasco vazio (ou uma chávena, se quiseres ser ainda mais original)
  • Aroma que mais gostares
  • Fita e outros elementos decorativos

 

Cola o pavio no fundo do frasco. Derrete as velas em banho-maria e junta os aromas que pretendes que a tua nova vela tenha. Verte a cera para o frasco e deixa arrefecer. Quando estiver solidificada, decora o frasco ao teu gosto.

 

2. Biscoitos ou bolachas de Natal

Não desperdices o teu jeito para a culinária neste Natal! Faz a tua melhor receita de biscoitos ou bolachas de Natal (com uma decoração à altura, claro) e oferece-as num frasco ou em saquinhos aos teus familiares. Em pouco tempo podes fazer presentes económicos para todos… e deliciosos! Se não tens ideias, tenta esta receita ou arrisca nesta.

3. Receita num frasco

Se, pelo contrário, culinária não é a tua praia, podes sempre pedir que cozinhem por ti. Este é mais um presente original para quando o orçamento não estica. Junta num pote todos os ingredientes secos de uma receita, dispostos em camadas. Decora-o e não te esqueças de pendurar a receita do lado de fora. Ficas com um presente barato, fácil e rápido de fazer, ideal para quem adora passar horas na cozinha.

 

 

4. Cabaz de Natal

Esta é uma ideia muito boa para quando não sabes o que oferecer! Junta numa pequena caixa ou cesta alguns produtos que tens a certeza que a pessoa em questão vai adorar.

Tens uma amiga viciada em maquilhagem? Oferece uma pequena necessaire com um batom, um blush e uma paleta de sombras. A tua irmã é a pessoa mais saudável que conheces? Que tal um pequeno cabaz com snacks, barrinhas, frutos secos e chocolates biológicos? Para uma viciada em organização, canetas, marcadores e washi tape não podem faltar.

Além de ser um presente mais personalizado que comprar algo já pronto, esta é uma forma criativa de oferecer várias coisas à mesma pessoa, sem gastar muito.

Lê também: 5 sugestões de postais para oferecer no dia de Natal

5. Um candeeiro reciclado

Transforma uma velha garrafa de vidro num candeeiro para a secretária ou para a mesa de cabeceira. Não faltam ideias DIY e dicas na Internet de como podes fazê-lo. Para aquelas pessoas que adoram peças únicas e originais, ou para quem aprecia trabalhos reciclados, esta é uma boa opção.

6. Calendário de 2018

Se adoras fotografia, podes optar por fazer um calendário de 2018, para pousar na secretária. E não precisas de ser um designer para isso.  Inspira-te nos calendários que encontras, por exemplo, no Pinterest e faz o teu, com fotografias escolhidas especialmente para a pessoa a quem o vais oferecer.

7. Caneca com efeito marmorizado

As canecas são outra prenda bastante típica nesta época, em que o frio convida a uma chávena de chá ou chocolate quente. Mas talvez não saibas que este é um dos presentes DIY mais fáceis de fazer. Só precisas de:

  • Uma caneca branca
  • Uma caixa de plástico com água
  • Vernizes das unhas
  • Um pau de espetadas

Numa taça com água morna, verte um pouco de vernizes de várias cores na água. Com a ajuda do pau de espetadas (mas com bastante cuidado), mexe os vernizes de forma a que se fundam e formem um padrão bonito, que lembre o mármore. De seguida, mergulha a caneca na água com o verniz. Se ficaste com dúvidas, segue as intruções aqui. 

8. Uma pulseira de metal

Para terminar, propomos-te um DIY mais desafiante: uma pulseira de metal. Só precisas de arame, alicates e um pouco de paciência. Mas se seguires estas instruções não vais ter muitas dificuldades.