Fabrizio Cammarata: “As minhas sombras e o meu eu mais obscuro permanecem na música”

Fabrizio Cammarata lançou recentemente o seu novo álbum Of Shadows. O Espalha-Factos esteve à conversa com o cantautor italiano acerca do seu trabalho, das influências e da possibilidade de vir a Portugal.

Espalha-Factos: Este álbum é claramente muito pessoal. De onde vem a emoção das músicas?
Fabrizio Cammarata: É o álbum mais pessoas que alguma vez fiz. Sempre fui uma pessoa tímida, pelo que estou muito habituado a olhar para dentro de mim. A música é a ferramenta perfeita para isso, porque há um tipo de transcendência no momento em que dás as canções à audiência. É como estar totalmente despido em frente de estranhos, e não sentir vergonha nisso.

É um processo muito aliviante, especialmente depois de uma break-up, como foi na Of Shadows. Porém, as minhas sombras e o meu “eu” mais obscuro permanecem na música, enquanto que no dia-a-dia eu sou muito alegre.

EF: Quais foram  as tuas maiores influências para este trabalho?
FC: Dani Castelar (o produtor do álbum) e ouvi durante semanas Beck, Bon Iver e Benjamin Clementine.

EF: Em Portugal há um grande debate sobre se os artistas devem cantar em português ou inglês. Sendo italiano, mas cantando em inglês, o que pensas sobre isto?
FC
: Eu acho que, em 2017, não é uma surpresa ver artistas europeus escolher qualquer língua em que se sintam mais próximos da sua expressividade. Pessoalmente, apesar de eu ser da Sicília, sempre viajei muito em criança.

Sempre estive habituado a ouvir e falar diferentes línguas, e lembro-me de encontrar conforto nas músicas de Bob Marley, Bob Dylan, The Beatles em vez de na música pop italiana. Eu não escolhi o inglês, foi tão natural como quando comecei a aprender guitarra em vez de piano.

EF: Estás a planear uma tour a passar por Portugal?
FC: Não antes de fevereiro. Neste momento estou a fazer tour em França, Reino Unido e Alemanha, mas sonho em relaxar em Lisboa e Porto, dois dos sítios mais poéticos em que já estive. O público português é respeitador e amigável. Estou ansioso por isso.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Zack Snyder volta às origens com ‘Army of the Dead’