O festival Cascais Gastronómica 2017 vai realizar-se no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. Conta com a presença de seis chefs Michelin para servir almoços e jantares e participar em conferências e degustações de produtos gourmet.
Na sexta-feira o evento que quer celebrar a alta cozinha arranca com um almoço servido pelo chef Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante. O jantar fica a cargo do chef Alexandre Silva, do restaurante Loco, situado em Lisboa.
O chef Miguel Laffan, natural de Cascais, regressa a casa no sábado para preparar um “almoço de homenagem aos pescadores da vila que o viu nascer”, refere a organização em comunicado. É chef do L’AND, em Montemor-o-Novo, e tem um espaço no Mercado da Ribeira denominado Chicken All Around. À noite é a vez de Henrique Sá Pessoa servir o jantar. O conhecido chef tem-se destacado com a sua cozinha de autor no restaurante Alma, no Chiado.
Para fechar o evento, no domingo os chefs Pedro Lemos e Ricardo Costa proporcionam aos visitantes “a irreverência e o bom gosto da cozinha do Norte”. Pedro Lemos tem um restaurante no Porto com o seu próprio nome e Ricardo Costa é o chef executivo do restaurante do Hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia.
A acompanhar as propostas gastronómicas dos chefs vão estar os vinhos escolhidos pelo sommelier Bruno Antunes. Todos os almoços e jantares são limitados a 60 pessoas e é necessária inscrição através do telefone 918125357 ou por e-mail.
Outras atividades
Durante os três dias do evento, entre as 15h e as 18h decorre o ciclo de conferências e debates Chef’s Summit. Gastronomia, luxo, tendências, green cuisine e lifestyle são os conceitos em discussão.
O espaço Lobby vai receber showcookings, provas de vinho e de cerveja e degustações de produtos gourmet, sempre entre as 14h e as 19h30. A participação nestas duas atividades tem o custo diário de 5 euros ou de 12 euros para os três dias.