Frozen: Uma Aventura de Olaf vai abandonar as salas de cinema dos EUA. A curta-metragem tinha estado a ser exibida antes de Coco, nova produção da Disney e da Pixar.

Fontes próximas da distribuição do filme confirmaram ao Mashable que a curta vai deixar de ser exibida nos cinemas norte-americanos a partir da próxima sexta-feira, dia 8. Com isto, a Disney apela a que os cinemas aproveitem para adicionar mais uma sessão diária de Coco.

É hábito curtas-metragens de animação antecederem os grandes filmes da Disney. Por norma, até são bem recebidas: nos últimos cinco anos, três curtas do estúdio venceram o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. No entanto, parece que Frozen: Uma Aventura de Olaf não terá a mesma sorte. Com 21 minutos de duração e uma narrativa desinspirada, a curta-metragem foi recebida com um desagrado generalizado por parte do público.

Duras críticas também foram tecidas à pertinência da curta, que está a ser encarada como um oportunista veículo publicitário para a sequela de Frozen: O Reino do Gelo (2013).

LÊ TAMBÉM: DISNEY REVELA DATA DE LANÇAMENTO DE ‘FROZEN 2’

Em entrevista ao HuffPost, Adrian Molina reconhece as reações negativas do público. O co-realizador de Coco refere-se à exibição de Frozen: Uma Aventura de Olaf como “uma experiência“: Coco não tinha nenhuma curta com a qual ser exibido e, por isso, foi usado o especial de Frozen que iria ser exibido em televisão.

O retirar da curta de Olaf das exibições de Coco nos EUA pode então parecer uma resposta à sua recepção negativa, mas, na verdade, tal decisão já estava planeada. Tal como confirmou um representante da Disney à Entertainment Weekly, a exibição de Frozen: Uma Aventura de Olaf sempre foi promovida como um evento de duração limitada.

No que toca a Portugal, ainda não há qualquer informação que confirme que a curta-metragem deixará de ser exibida.

LÊ TAMBÉM: COCO – UMA VIAGEM À TERRA DOS MORTOS

Coco estreou no passado mês de novembro e, até ao momento, alcançou cerca de 253 milhões de euros internacionalmente. O filme também tem sido recebido com aclamação por parte das audiências, contando com uma pontuação de 97% no Rotten Tomatoes e sendo apontado como um dos grandes favoritos ao Óscar de Melhor Filme de Animação.

Atualizado às 22:55.