Chegámos àquela altura do ano em que temos de pensar em presentes. E se a escolha nunca é fácil, a nossa vida não fica facilitada quando parece que já oferecemos tudo. Seja um pai, avô, amigo ou namorado, também sentimos dificuldades, mas uma visita ao Mercado de Natal do Campo Pequeno deu-nos algumas ideias, que agora partilhamos contigo.

Há presentes de Natal para todos os gostos: para os mais radicais, para quem o estilo é imporante ou para aqueles cuja atividade favorita é a bricolage. Estas sugestões têm ainda outra vantagem: todos os produtos são de origem portuguesa e ao comprá-los vai estar a ajudar um negócio a crescer.

1. Produtos para a barba

Se tens um amigo barbudo, esta é sem dúvida uma excelente opção de presente. Assim o diz Paulo Fraga, criador da Os Bárbaros – Beard Co.. Esta marca portuguesa oferece óleos para barba, champô e sabão para barbear. Barbeiro de profissão e barbudo, Paulo decidiu investir num negócio que considera estar em crescimento e diz que não são só os homens que o procuram. As mulheres também gostam da ideia de oferecer kits para barbudos aos maridos e namorados.

Podes encontrar os produtos d’Os Bárbaros na loja online, ou todas os domingos no Lx Market, em Lisboa.

2. Carteiras mágicas

presentes

Ainda não multiplicam o dinheiro, mas as carteiras Iska têm um lado mágico. Nasceram pelas mãos de Ana Isabel Bento e Bruno Simões, que quiseram trazer personalidade, versatilidade e segurança às carteiras, sempre com um lado divertido. Finas e elegantes, estas carteiras são fáceis de transportar e os padrões usados são ideais para os homens mais irreverentes. O sistema de abertura e fecho permite guardar as notas e cartões de forma segura e eficiente.

3. Peças em madeira

Este é um dos presentes perfeitos para os amantes de bricolage. A Wood Mood faz peças com as madeiras “mais improváveis e injustiçadas deste mundo”, aproveitando materiais velhos ou de florestas certificadas e usando tintas orgânicas, para que a pegada ecológica seja a menor possível.

Todas as peças são únicas e incluem cabides, placas com frases, porta-vasos ou casas-ninho. A Wood Mood ainda não tem loja online, mas podes ver no Facebook os eventos em que participa ou obter mais informações no site.

4. Pranchas de surf

Ainda estamos longe do verão e talvez não seja altura para pensar em praia, mas estas pranchas de surf originais, feitas em madeira e de fácil transporte – conhecidas como handplane – são uma excelente opção para oferecer aos amantes de praia e desportos radicais.

A Ahua é uma marca portuguesa que uniu as técnicas de produção tradicionais ao estilo moderno e criou pranchas sustentáveis, produzidas eticamente e em respeito com o ambiente. A cortiça, incorporada nas pranchas, é uma das marcas da Ahua, que tem feito sucesso internacionalmente.

5. Malas ou mochilas

As mochilas da Bashô Cycling Club não passam despercebidas. Nasceram pelas mãos dos arquitetos Joana Janeiro e Gonçalo Baptista que, inspirados no poeta japonês Matsuo, quiseram aliar o estilo e a funcionalidade nas suas criações.

As coleções da Bashô destacam-se pelos padrões, pela fusão de culturas e de tempos numa só mochila. As viagens são uma inspiração tão grande que quase todas as mochilas são adaptáveis e podem ser penduradas em bicicletas. Desde malas a tiracolo, mochilas, malas para câmaras fotográficas ou especificamente para colocar no banco de trás da bicicleta, todas as Bashô têm ainda a vantagem de serem personalizáveis.

 

6. Gravatas

Não, não tem de ser um presente aborrecido e pouco original. O truque está na escolha da gravata certa. E que tal um toque divertido e português nas gravatas?

A Comodoro é uma marca inspirada nas Descobertas Marítimas e nos momentos de bravura dos portugueses, que junta o clássico e o contemporâneo nas suas gravatas. Feitas à mão, com tecidos nacionais e técnicas italianas, as Comodoro podem fazer a diferença num conjunto masculino. Podes encontrar estas gravatas em Lisboa, Aveiro e na loja online.