É já a partir da próxima sexta-feira que decorre em Viseu o festival literário Tinto no Branco, evento cuja abertura irá juntar o comediante, autor e ator britânico Michael Palin com o cronista, autor e comediante Ricardo Araújo Pereira, a partir das 18h, em E agora para algo completamente diferente.

O evento organizado pelo Município de Viseu e pela Viseu Marca termina no domingo, dia 3 de dezembro, e pretende reforçar a cidade como destino “cultural e vinheiro”, segundo o presidente da Câmara Almeida Henriques.

A terceira edição da iniciativa está integrada no salão Vinhos de Inverno.

Ricardo Araújo Pereira

Foto: divulgação

Ao todo, a cidade vai receber 30 convidados, em 30 momentos de programação, ao longo de mais de 50 horas, que incluem conversas literárias, exposições, performances, atividades para crianças e visitas guiadas.

Espera-se um programa variado

No sábado, com moderação de Hélder Gomes, Manuel Alberto Valente e Afonso Cruz vão debater a grande dicotomia Vinhos vs. CervejaCarlos Fiolhais e Frei Bento Domingues discutem Ciência vs. Religião, com perguntas de Jorge Sobrado. Fernando Dacosta e Raquel Varela falam sobre Ócio vs. Trabalho, também com moderação de Hélder Gomes.

Já no domingo, Daniel Oliveira e Rodrigo Moita de Deus debatem República vs. Monarquia, e Pedro Mexia tem uma ‘conversa de vida’, com moderação de Tito Couto. Nuno Júdice e Filipa Melo abordam a Poesia e Prosa, e Francisco José Viegas e Isabel Lucas discutem o Campo e a Cidade.

“Teremos em Viseu uma inédita e singular concentração de grandes nomes da literatura, grandes vinhos e alguns nomes emergentes da música. São estrelas neste firmamento que estarão no Solar do Vinho do Dão”, afirmou o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Para além das conversas em destaque, ao longo do festival, os visitantes ainda vão poder contar com um salão de provas de vinhos dos produtores da região do Dão, e ainda com música de Benjamim, Virgem Suta, Francisco Cappelle, Adfectus ou Tempo Singular.

O evento é todo de entrada livre e gratuita, estando apenas sujeito às lotações das salas onde decorre.

LÊ TAMBÉM: INAUGURADA NOVA LIVRARIA ALMEDINA EM LISBOA