YouTube

YouTube: as stories estão quase a chegar

Preparem-se, está prestes a chegar um novo formato ao YouTube. Chama-se Reels e será, em grande parte, semelhante às stories do Instagram e ao Snapchat. Contudo, nem tudo será igual.

De acordo com o site TechCrunch, citado pelo The Verge, a ferramenta Reels terá o seu próprio separador dentro do YouTube, à parte dos vídeos principais do utilizador e o modelo será praticamente o mesmo. O utilizador grava um vídeo até 30 segundos, pode aplicar filtros e texto e publica no YouTube.

No entanto, existem algumas diferenças em relação ao Instagram e ao Snapchat. Estes vídeos não desaparecem ao fim de 24 horas e, além disso, os utilizadores podem criar vários Reels, que funcionam como uma espécie de pastas temáticas onde cada um pode incluir diversos clips de 30 segundos.

Lê também: YouTube: visualizações atingidas equivalem temporalmente a 100 mil anos

A introdução da funcionalidade Reels junta-se a outras já existentes no separador Community, disponibilizado há aproximadamente um ano a alguns dos maiores criadores de conteúdo do YouTube, como a cantora brasileira Anitta ou a vlogger norte-americana Bunny Meyer (grav3yardgirl). Graças às funcionalidades disponibilizadas neste separador, os YouTubers têm tido a oportunidade não só de comunicarem de forma mais direta com os seus seguidores mas também de promoverem o trabalho de outros criadores.

Ainda não se sabe ao certo quando é que esta nova funcionalidade do YouTube estará acessível a todos os criadores de conteúdo. No entanto, sabe-se que está neste momento a ser testada por um grupo reduzido de utilizadores e que está disponível, a partir desta quarta-feira, para YouTubers com mais de 10 000 seguidores.