Ler um livro é sempre bom em qualquer altura do ano, mas sabe muito melhor quando o fazemos perto de uma lareira, com uma manta e uma caneca da nossa bebida favorita. É a pensar nas pessoas que amam ler que o Espalha-Factos te trouxe algumas ideias de presentes que podes dar a um amigo, familiar ou cara-metade conhecido por ser o “doido dos livros”.

1. Marcadores de livros (DIY)

Fonte: VENTUNO ART/Youtube

Este é aquele tipo de prenda que temos 100% certezas que um amante de livros tem, mas é precisamente por ser feita de forma manual e única que vai fazer a diferença. Existem 1001 maneiras de criar um marcador de livros e o Espalha-Factos traz-te duas bem simples: uma mais discreta e outra mais divertida.

A primeira é tão fácil que conseguíamos fazer uma dúzia de marcadores diferentes em menos de dez minutos. Trata-se de um pequeno “chapéu” para colocar no canto da folha, que permite que nunca se perca uma pitada do livro que se lê.

A segunda forma, apesar de ser igualmente fácil, faz com que se dispense um pouco mais de tempo. Este marcador é feito em forma de pompom e pode ter a cor ou as cores que mais gostares. Há ainda a possibilidade de o amarrares a um marcador de livros padrão, para dar um toque mais original e pessoal.

 

2. Almofada para pescoço

Fonte: Wikimedia Commons

Já se experimentou de tudo: ler de barriga para baixo, barriga para cima, de lado, braços no ar, pernas cruzadas, de pé e, mesmo assim, nada alivia aquele desconforto no pescoço e a dor nas costas.

Este tipo de artigo pode ser encontrado em várias lojas físicas e online, mas existe exemplares na Primark que, apesar de serem etiquetados para viagens, servem perfeitamente para o efeito. Uma almofada de pescoço é o equivalente a um colete salva-vidas para os viciados na leitura. Porque não oferecer um?

3. Há sempre espaço para mais uma caneca

Fonte: Primark

Canecas para beber chá, café ou chocolate quente são um must-have. Ainda para mais, há sempre aquela vantagem de proteger as nossas mãos do frio do inverno. Podes oferecer uma caneca natalícia (Continente) ou mais nostálgica (Zara Home). Se quiseres ter sucesso garantido há sempre esta mug da Primark no valor de 5 euros, que promete derreter corações.

4. Quadro com frase (DIY)

Fonte: Pinterest

Tão simples como escolher uma frase inspiradora ou uma frase do livro favorito da pessoa a quem vais oferecer o quadro. Depois basta imprimir (tentar que seja num papel com mais qualidade) e comprar uma moldura. Voilá!

Podes sempre colocar a página do livro onde essa frase aparece, a personagem que a profere ou o capítulo, para dar um toque mais original e criativo.

5. Papel e caneta a postos

Fonte: Zara Home

Há frases que ficam para sempre gravadas na nossa memória, mas a verdade é que não nos conseguimos lembrar de tantas quanto queríamos. Por isso é que papel e caneta devem estar sempre por perto para poder apontar as linhas que mais nos tocam. Este caderno da Zara Home tem um ar rústico que o torna perfeito para o efeito, mas o que não faltam por aí são exemplares do género. Aliás, podes sempre comprar um mais simples e personalizá-lo especialmente para quem o vai receber.

6. Velas nunca são demais

Fonte: Primark

Relaxantes e aromáticas: a junção mágica para se iniciar uma boa leitura. Se quiseres oferecer especialmente para o natal, a Zara Home criou umas em forma de pinhas salpicadas de neve, mas se a tua intenção é que a pessoa use durante todo o ano, tens sempre as velas da Primark ou do Espaço Casa, por exemplo.

Boas leituras e bom natal!

Lê também: 8 RECEITAS PARA COMEÇAR A ÉPOCA DE NATAL EM GRANDE