Star Wars Battlefront II

Porque é que o novo jogo de Star Wars foi recordista de votações negativas no Reddit?

Já é conhecimento comum que não se deve mexer muito nos assuntos favoritos das pessoas, neste caso, a saga Star Wars e o videojogo mais recente da EAStar Wars Battlefront II que, recentemente, atingiu o recorde de votações negativas registadas no Reddit.

Para se entender a situação é preciso primeiro perceber onde está o problema: no abuso das microtransações. Este termo é usado para descrever pequenas transações financeiras na aquisição de bens virtuais, também conhecidos como conteúdo extra. Por norma, é hábito encontrar este tipo de transações em videojogos grátis, sendo esta a principal fonte de rendimento dos seus developers, mas cada vez mais se encontram também em videojogos pagos.

Na grande maioria, as microtransações referem-se a extras estéticos, como as skins das armas em Counter-Strike: Global Offensive ou o visual das personagens em League of Legends. Alterações de visual não alteram, no entanto, as estatísticas de performance de um elemento de um videojogo. Em Star Wars Battlefront II, as microtransações permitem aos jogadores dispostos a pagar mais uma maior probabilidade de vitória, dado que certas personagens extra têm melhores estatísticas. Assim, fica em causa o equilíbrio geral do jogo, ao que se dá o nome de Pay 2 Win, pagar para ganhar.

captain phasma

Jogadores descontentes e a má jogada da EA

No seu lançamento, Star Wars Battlefront II apresentou-se ao mercado “incompleto”, isto é, com uma série de personagens e equipamento bloqueado aos jogadores que optaram por não pagar por extras. Um utilizador na plataforma Reddit partilhou a sua indignação ao descobrir que, após pagar 67 euros, não conseguia jogar com o vilão favorito da saga: Darth Vader. Na realidade, para desbloquear apenas uma destas personagens especiais era necessário 40 horas em jogo. A produtora EA, num comentário mal calculado, respondeu:

“A intenção é proporcionar aos jogadores um sentido de orgulho e realização por desbloquear heróis diferentes.”

De facto, a reação do público a este comentário, principalmente à frase citada, foi tão má que alcançou o recorde de comentário com mais votações negativas de sempre na história do Reddit: na altura de edição deste artigo, o comentário feito pela equipa da EA contava com mais de 664 000 votações negativas.

EA response Reddit
Comentário deixado pela EA

Soluções improvisadas

Reconhecendo o desastre colossal do lançamento de Star Wars Battlefront II, EA tentou remediar a situação por baixar o preço das microtransações em 75% mas, por outro lado, desbloquear as personagens especiais, sem custos adicionais, tornou-se ainda mais difícil. Um outro utilizador do Reddit fez as contas e chegou à conclusão de que, para desbloquear todo o conteúdo de Star Wars Battlefront II seria necessário 4528 horas de jogo ou cerca de 1760 euros.

Depois de mais polémica e de um recorde indesejado no Reddit, acrescenta-se a pressão da Disney sobre a EA que, com um filme da saga prestes a sair nos cinemas, levou a que esta retirasse temporariamente as microtransições do seu mais recente videojogo, com a promessa de recompensar os jogadores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Nazaré
‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’ disparam contra Taça de Portugal na TVI