Uma Vida Muito Boa – Os Benefícios do Fracasso e a Importância da Imaginação é o novo livro de J. K. Rowling. Chega às livrarias portuguesas a 6 de dezembro.

A obra, publicada pela Editorial Presença, contém o discurso proferido em 2008 pela autora da saga Harry Potter na cerimónia de graduação da Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos.

É um discurso em que a escritora dá orientações “a todos os leitores que se encontro num momento decisivo de viragem das suas vidas, colocando questões profundas e estimulantes: como aceitar o fracasso? Como podemos usar a nossa imaginação em benefício não só de nós próprios mas também dos outros?“, anuncia a editora.

Utilizando as várias vivências que teve no tempo em que também foi uma jovem recém-formada, a escritora dedica-se, neste livro, a tratar “algumas das questões mais importantes da vida com inteligência e força emocional, abordando temas como o fracasso, as adversidades, a imaginação e a inspiração“, descreve o comunicado enviado à imprensa.

Lê também: A teoria de Harry Potter que J. K. Rowling não suporta

“Um poderoso exemplo”

Drew Gilpin Faust, presidente da Universidade de Harvard, destaca o percurso de Rowling como “um poderoso exemplo“, classificando este discurso como uma “dádiva extraordinária“.

As vendas do livro reverterão para a Fundação Lumos, uma instituição de solidariedade presidida pela própria autora que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento infantil e familiar.

Esta não é a primeira vez que J. K. Rowling publica um livro cuja receita reverte para a solidariedade. Aconteceu também com O Quidditch Através dos Tempos, Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los e Os Contos de Beedle o Bardo.

LÊ TAMBÉM: AS HISTÓRIAS DE UMA VIAGEM EM FAMÍLIA REUNIDAS NUM ÚNICO LIVRO