O projeto criado pela Câmara Municipal de Lisboa para proteger o comércio tradicional da cidade dá agora lugar a um livro. Lojas com História reúne 82 lojas, num verdadeiro roteiro pelas lojas centenárias e bicentenárias da capital.

A edição da Tinta da China inclui retrosarias, chapelarias, óticas, farmácias, barbearias e restaurantes lisboetas com muitos anos de vida. O objetivo do livro é promover e preservar estes espaços, que tanto prestígio têm na capital.

Ao longo de 304 páginas, o leitor pode folhear a história e curiosidades sobre cada loja e ainda admirar ilustrações e imagens antigas.

Lojas com História chegou ontem às livrarias e custa 24,32 euros. O livro terá uma edição em português e outra em inglês (Historic Shops – Lisbon).

Lojas com História

Foto: Fnac

O programa Lojas com História

O programa Lojas Com História é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para salvaguardar e dinamizar o comércio histórico, tradicional e de proximidade da cidade.

Desde o início do projeto, em 2015, que a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa tem sido um apoio fundamental. Uma equipa de docentes e ex-alunos trabalha diariamente em áreas tão distintas como consultoria técnica geral, coordenação estratégica, trabalho de investigação e de direção artística e comunicação. Albio Nascimento, Frederico Duarte e Isabel Lopes de Castro são alguns dos nomes por trás deste projeto.

A equipa aceitou o convite da então vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Graça Fonseca, e começou a trabalhar no livro Lojas com HistóriaAs 82 lojas foram escolhidas pela Câmara de acordo com a atividade, património material e património cultural e histórico.

LÊ TAMBÉM: NOVO LIVRO DE J. K. ROWLING CHEGA EM DEZEMBRO