A revista Forbes divulgou esta semana o ranking das modelos mais bem pagas do mundo em 2017. Depois de 15 anos na liderança, Gisele Bundchen perdeu o trono e Kendall Jenner foi considerada a modelo que mais lucrou durante o ano.

A publicação americana de negócios e economia estima que as 10 modelos mais bem pagas do mundo tenham arrecadado um total de 91,7 milhões de euros antes de impostos e taxas. A estimativa produzida pela Forbes teve em conta os ganhos com fragrâncias, cosméticos e outras campanhas e contratos, através de entrevistas com gerentes, agentes e executivos das marcas.

Apesar de no ano de 2016 Kendall Jenner ter conseguido um lugar no top 3 do ranking, este ano a modelo norte-americana foi mais longe. O elemento do clã Kardashian/Jenner conseguiu, pela primeira vez, ocupar o primeiro lugar no ranking da Forbes na lista divulgada relativa ao ano de 2017: estima-se que a modelo de 22 anos tenha faturado 18,4 milhões de euros.

Os lucros obtidos por Kendall provêm não só de contratos com marcas milionárias como Estée Lauder, La Perla ou Adidas, mas também da influência que a modelo exerce nas redes sociais, com uma conta de Instagram que ultrapassa os 85 milhões de seguidores. Além disso, Jenner fatura ainda com a participação no reality-show protagonizado pela sua família,  Keeping Up With the Kardashians, e com a marca de roupa que desenvolveu em conjunto com Kylie Jenner, irmã mais nova.

Kendall Jenner destrona assim Gisele Bundchen, que ocupava o lugar de topo desde 2002. Durante 12 anos consecutivos a modelo e empresária brasileira afirmou-se como uma das modelos mais poderosas e influentes da década.

Apesar de estar aposentada das passerelles desde 2015, Gisele foi a estrela das campanhas publicitárias da Vivara, ArezzoCarolina Herrera. A top model, que ocupa agora o segundo lugar no ranking da Forbes, teve uma queda de 43% de faturação em relação ao ano passado, principal motivo pelo qual perdeu o lugar para Kendall Jenner.

https://www.instagram.com/p/BbyHS6JDnip/?taken-by=forbes

O pódio fica completo com Chrissy Teigen, que se estreia na lista da Forbes deste ano. Em 2017 a modelo representada pela IMG Models arrecadou um total de 11,3 milhões de euros.

Top 10

10 – Ashley Graham (4,6 milhões de euros)

Considerada por muitos como a modelo plus-size mais influente dos nossos tempos, Ashley Graham ocupa o décimo lugar da lista publicada pela Forbes. Além da carreira no mundo da moda, a americana de 30 anos é ainda reconhecida pela sua intensa luta ativista feminina. O seu lucro, que ultrapassa os quatro milhões de euros, provem em grande parte das linhas de moda que desenvolveu durante o ano para a Dressbarn, H&M e Swimsuits For All.

Ashley Graham tornou-se a primeira modelo plus-size a desfilar para a Mickael Kors em fevereiro na NYFW. / Fotografia: teenvogue.com

9. Bella Hadid (5 milhões de euros);

A mais nova do clã Hadid é uma das estreantes da lista deste ano. Bella Hadid, irmã mais nova de Gigi Hadid que também ocupa um lugar no ranking, arrecadou cerca de 5 milhões de euros no passado ano, tudo graças à sua popularidade nas redes sociais (especialmente no Instagram, onde conta com mais de 15 milhões de seguidores) e aos contratos milionários com gigantes da industria como Dior Makeup, Nike e NARS Cosmetics.

Bella Hadid ao lado do cantor Miguel no Victoria’s Secret Fashion Show, que decorreu em Shangai no passado dia 20. / Fotografia: mtv.co.uk

8. Liu Wen (5,5 milhões de euros);

Liu Wen é a única modelo não ocidental que alcançou um lugar de destaque. A modelo chinesa de 29 anos é a primeira oriunda do leste asiático a desfilar para a Victoria’s Secret. Wen começou a sua carreira num pequeno concurso de modelos e é atualmente uma das mais bem pagas da industria, faturando em 2017 cerca de 5,5 milhões de euros.

Liu wen foi, ao lado de Kendall Jenner e Isabeli Fontana, uma das estrelas da campanha da La Perla 2017 / Fotografia: laperla.com

Lê também: ALEXA CHUNG LANÇA MALA EM COLABORAÇÃO COM A AMERICAN EXPRESS
7. Karlie Kloss (7,5 milhões de euros);

Karlie Kloss é muito mais que uma modelo. Com apenas 25 anos o anjo da Victoria’s Secret tem mostrado que tem uma voz para ser ouvida: nas plataformas sociais, entre as quais o Youtube, onde tem uma participação ativa, tem um alcance que ultrapassa os 12 milhões de pessoas. Há três anos, Kloss lançou o Kode with Klossy, um programa desenvolvido em escolas norte-americanas que ensina códigos de computação a jovens mulheres, mostrando que o poder e sucesso que alcançou não se limita à indústria da moda.

Em 2017, Karlie Kloss arrecadou um montante próximo dos 9 milhões de dólares. / Fotografia: Pinterest

6./5. Rosie Huntington-Whiteley e Gigi Hadid (8 milhões de euros);

Rosie Huntington-Whiteley e Gigi Hadid ocupam o sexto e quinto lugar da lista com lucros semelhantes a rondar os 8 milhões de euros. A modelo britânica de 30 anos tem sido, ao longo da carreira, a cara favorita de grandes multinacionais como a Burberry e a Victoria’s Secret. 

Se, por seu lado, Gigi Hadid tem uma carreira mais curta, a popularidade em relação a Huntington-Whiteley é bastante semelhante. Com 16 anos a modelo americana trabalhou em conjunto com a Guess, e no fim da adolescência já posava para publicações como a Sports Illustrated, Elle, Vogue e Paper Magazine.

4. Adriana Lima (8,8 milhões de euros);

Na posição anterior ao pódio encontramos Adriana Lima. Depois de ter ocupado o segundo lugar da lista durante três anos consecutivos, o eterno anjo brasileiro deixa os lugares de liderança, mas apenas para a Forbes. A modelo de 36 anos continua a ocupar lugares de topo noutros rankings. É considerada a mais sexy e influente modelo do mundo pelo site Models.com.

Adriana Lima para a publicação Ocean Drive.
Fonte: oceandrive.com

3. Chrissy Teigen (11,3 milhões de euros);

Chrissy teigen na red carpet dos grammys 2017
Fonte: vogue.com

2. Gisele Bündchen (14,7 milhões de euros);

Gisele Bundchen foi a protagonista da companha de inverno 2017 da Arezzo / Fotografia: myfacehunter.com

1. Kendall Jenner (18,4 milhões de euros);

Kendall Jenner é a cara da Estée Lauder desde 2015 / Fotografia: esteelauder.com