Foto: divulgação

‘Clara’, um espetáculo de sensibilização para a fibrose quística

É já esta terça-feira, dia 21 de novembro, que sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA o espetáculo musical solidário e de sensibilização Clara, apresentado pela ANFQ – Associação Nacional de Fibrose Quística

No dia em que se assinala o Dia Europeu da Fibrose Quística, o espetáculo da ANFQ pretende sensibilizar o público para o quotidiano sofrido das frustrações e das pequenas vitórias com que as famílias dos doentes com fibrose quística, uma doença genética rara e sem cura, se deparam.

“Com base numa peça escrita por Inês Pires e encenada e interpretada pelo Grupo de Teatro Catarse, o musical é interpretado pelo Coro e Orquestra Médicos de Lisboa, contando com a participação de membros do grupo Operawave e com alguns alunos do curso de Medicina.”

A doença em Portugal

Em Portugal, vivem 400 pessoas com fibrose quística. Todos os anos nascem em Portugal 30 a 40 crianças com esta doença genética.

A história de Clara, personagem fictícia criada para o musical, pretende chamar a atenção para estas pessoas, que muitos não sabem que existem, e que sofrem em silêncio com as suas famílias.

Foto: divulgação

A ANFQ foi criada em 1996 com o objetivo de apoiar os pacientes e suas famílias, assim como promover a divulgação dos sintomas e cuidados associados à doença genética hereditária rara que atinge cerca de 75 mil pessoas em todo o mundo. Pode atingir diferentes órgãos mas afeta principalmente os pulmões, intestino, fígado, pele e pâncreas.

A receita de bilheteira do espetáculo reverte na totalidade a favor desta IPSS (instituição particular de solidariedade social), e os bilhetes podem ser comprados aqui.

LÊ TAMBÉM: A COMÉDIA FANTÁSTICA EM CENA NO POLITEAMA ATÉ DEZEMBRO
Mais Artigos
Big Brother
Bruno abandona a casa do ‘Big Brother – A Revolução’