LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento é a competição nacional que irá avaliar mais de 130 mil alunos durante as próximas semanas.

Os conhecimentos de Matemática, Ciência, Leitura e o Inglês vão ser postos à prova em mais de 900 estabelecimentos de ensino.

A primeira fase inicia-se hoje, dia 13 de novembro. O concurso prolonga-se até à final nacional, no dia 11 de maio de 2018.

LITERACIA 3Di – O desafio está de volta

A maior iniciativa dedicada à Educação realizada em Portugal vai decorrer nas próximas semanas.

Mais de 130 mil alunos, do 5.º ao 8.º ano, provenientes de 900 escolas de ensino público e privado de todo o país, vão testar os seus conhecimentos nas áreas de Matemática, Ciência, Leitura e agora também Inglês.

O LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento é uma prova a nível nacional que decorre ao longo do ano letivo em três fases – local, distrital e nacional.

Esta permite avaliar as competências dos estudantes, em provas semelhantes a avaliações internacionais, realizadas através da plataforma online Escola Virtual, da Porto Editora.

A grande novidade desta 3.º edição do desafio é a nova dimensão de literacia em avaliação, o Inglês. Tal resulta da parceria com a Cambridge Assessment English, a qual ficou responsável pelo desenvolvimento das provas desta área disciplinar.

Em comunicado, a Porto Editora avança que a importância do LITERACIA 3Di tem sido comprovada pelo feedback positivo de alunos, professores e encarregados de educação. De acordo com a editora, este concurso ajuda os jovens a consolidar aprendizagens e a elevar os níveis de literacia.

Sobre o concurso LITERACIA 3Di

A primeira fase do LITERACIA 3Di começa hoje e decorre até 24 novembro, mobilizando alunos e professores por Portugal inteiro.

Nesta primeira etapa, os alunos do 5.º ao 8.º ano são colocados à prova para garantir um lugar na fase distrital que se vai realizar em fevereiro e março de 2018.

Na grande final, que ocorre a 11 de maio de 2018, apenas quatro alunos vão ser consagrados campeões nacionais de literacia e vão levar para casa os prémios.

Segundo comunicado redigido pela editora, existem três  grandes prémios: o Prémio Sucesso LITERACIA 3D, que oferece um tablet ao vencedor, o Prémio Mérito LITERACIA 3D, que vai entregar uma bolsa no valor de 3 mil euros ou, no caso da área cientifica de Inglês, o Prémio LITERACIA 3D, que vai levar o vencedor numa viagem de uma semana por Cambridge e lhe permitirá a frequência de aulas de língua inglesa na cidade.

Não obstante, a escola de cada um dos quatro vencedores será galardoada com um prémio de 5 mil euros.

LÊ TAMBÉM: VITINHO CELEBRA 30 ANOS COM COLEÇÃO DE LIVROS PARA PEQUENOS E GRAÚDOS