Reputation, o novo álbum de Taylor Swift, está a ter um arranque arrebatador e já é o álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos. No primeiro dia de vendas, esta sexta-feira (10), já saíram das lojas pelo menos 700 mil exemplares do disco, avança a Billboard.

Os números podem tornar-se ainda maiores quando forem entregues à Nielsen os relatórios finais de todos os retalhistas, o que coloca o álbum em condições para somar mais de um milhão de exemplares vendidos em uma semana. Em 2014, o último disco de Taylor Swift, 1989, vendeu 1,29 milhões de exemplares na primeira semana.

O site Hits Daily Double prevê que os números possam ultrapassar os do disco anterior, colocando a fasquia entre os 1,4 e 1,5 milhões de vendas. Caso este valor se confirme, este será o quarto álbum de Taylor Swift a atingir a marca de um milhão de exemplares vendidos na primeira semana e confirmará também uma tendência de crescimento constante no valor de mercado da cantora norte-americana.

O sucesso de vendas colocará Reputation diretamente no primeiro lugar entre os álbuns lançados este ano em solo norte-americano, deixando para trás ÷ (Divide), do britânico Ed Sheeran, que somou 909 mil cópias vendidas.

No iTunes, o fenómeno foi de tal dimensão que a plataforma chegou a bloquear. Em seis minutos, Taylor Swift tornou-se líder de vendas na loja online. A editora Big Machine e a cantora optaram por, para já, não disponibilizarem o disco nas plataformas de streaming.