A II Semana da Gastronomia Italiana no Mundo promete trazer o melhor dos sabores italianos a Lisboa, já nos próximos dias, de 20 a 26 de novembro. Promovida pelo Governo italiano, os amantes da cozinha do país das massas e das pizzas podem fazer workshops, ver exposições ou participar na degustação de vinhos.

Produzir produtos de qualidade extraordinária a partir dos melhores ingredientes é a marca dos italianos que agora é trazida até ao nosso país. Com a ajuda da Embaixada de Itália em Portugal e o Instituto Italiano da Cultura em Lisboa, esta semana vai contar com um programa completo e dinâmico.

Quem não aguentar esperar até dia 20, pode começar por visitar o Mercato Italia, de 17 a 19 de novembro. A decorrer na Praça da Figueira em Lisboa, esta é uma feira da gastronomia italiana, com música e produtos “Made in Italy”.

A II Semana da Gastronomia começa, oficialmente, no dia seguinte. Na segunda-feira, dia 20, pelas 18h30, a Cooperativa Cultural Cosanostra / Lavrar o Mar junta-se no Instituto Italiano da Cultura para um concerto sustentável, “um incrível espetáculo musical que converte legumes da horta em divertidos instrumentos“, refere a organização em comunicado.

Durante toda a semana será ainda possível visitar, neste espaço, exposições de fotografias, participar em conferências e degustações de vinho, assistir a filmes e documentários sobre a gastronomia italiana ou ainda conversar com o escritor e jornalista siciliano Roberto Alajmo sobre a cozinha da sua terra natal.

II Semana da Gastronomia Italiana

Muito mais que conferências

Mas nem só disto se faz a semana da gastronomia italiana. De 20 a 24 de novembro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e o SMEG Store em Lisboa também vão dinamizar alguns workshops com chefes italianos.

Promover a sustentabilidade, a cultura, a segurança alimentar, o direito à alimentação e a identidade é um dos objetivos desta semana da gastronomia. No entanto, a iniciativa tem outras finalidades:  dar a conhecer itinerários de vinhos e de turismo regional e, a longo prazo, iniciar a formação no setor hoteleiro para desenvolver colaborações entre cozinheiros italianos e locais.

A maioria das inciativas ao longo da semana são gratuitas, mas em breve vais poder consultar informação detalhada sobre os workshops e horários, aqui.