O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

O Festival do Cogumelo está de volta a Alcaide

A 9.ª edição do Míscaros – Festival do Cogumelo vai decorrer entre os dias 17 e 19 de novembro na aldeia de Alcaide, concelho do Fundão. O objetivo é explorar o património fúngico do país, que conta com mais de 300 espécies. O destaque vai para os míscaros que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.

São muitas as atividades que fazem parte do programa ao longo dos três dias. A animação de rua vai ser constante, assim como a presença de conhecidos chefs nacionais. Os chefs Joe Best, Mário Ramos, Henrique Mouro, João Mata, Duarte Batista e Filipe Brito e o cantor Miguel Gameiro vão fazer apresentações de live cooking.

As mais de 50 tasquinhas presentes no evento são espaços criados pelos habitantes de Alcaide. Os pratos são inspirados na riqueza fúngica local, mas não só. Há também licores, doçaria e outras iguarias preparadas pela comunidade. “Os habitantes do Alcaide abrem as portas das suas casas e têm uma relação de proximidade com os visitantes”, explicou Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, na apresentação do evento.

Nos workshops o cogumelo vai continuar a ser o protagonista. Ricardo Torres apresenta a produção de cogumelos ostra (Pleurotus Ostreatus) através de reciclagem e reutilização de materiais orgânicos e inorgânicos. Norberto Costa explica a produção de cogumelos em troncos, substratos e silvestres, numa atividade intitulada Aromas e Boletos.

Também não vão faltar atividades dirigidas a “chefs de palmo e meio” e passeios micológicos com os preletores Anabela Marisa Azul, Sílvia Leão, Norberto Costa e Ricardo Torres Silva. Estes passeios estão limitados a 100 pessoas e é exigida inscrição através do e-mail miscarosfestivalinscricoes@gmail.com.

LÊ TAMBÉM: SONS À SEXTA LEVA WHITE HAUS AO FUNDÃO

As preocupações do Festival

A preocupação com a segurança e controlo da qualidade dos cogumelos é uma prioridade da organização. “Há um rigoroso controlo por parte de uma entidade externa certificada que garantirá a qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes do certame”, assegura Paulo Fernandes.

Numa vertente social, vão ser recolhidos donativos para a APPACDM do Fundão. De destacar ainda o lado ecológico do evento, uma vez que todos os copos que vão ser utilizados são biodegradáveis. O Festival é organizado pela Câmara Municipal do Fundão, Junta de Freguesia de Alcaide e Liga dos Amigos do Alcaide.