O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
ransomware virus apps

Cuidado com as apps falsas nas lojas de aplicações

Há quase um ano, publicámos um artigo no Espalha Factos sobre os problemas das app stores. No texto, uma das questões que abordámos foi os rankings das apps, alertando para a existência de serviços à venda no site Taobao que alegam conseguir colocar uma aplicação no top10 por 11 mil dólares.

Este problema é a ponta do iceberg. Há outros mais gravosos. Um deles é a existência de aplicações falsas que se fazem passar por outras populares, e que são usadas para distribuir malware.

A revista Forbes publicou recentemente um artigo na edição online em que dá um exemplo: um clone malicioso do Whatsapp na Play Store. Numa semana, a aplicação falsa – que conta com imensas reviews, também elas falsas – foi descarregada por mais de um milhão de utilizadores.

Como acontece

Como pode isto acontecer? A Google tem sistemas que verificam frequentemente, de forma automática, as aplicações disponíveis. A Apple e a Microsoft terão certamente algo idêntico.

Isto ocorre porque, pelo menos na Play Store, é possível alguém criar uma conta com o nome de autor muito idêntico a outra já existente, bastando para isso adicionar um ou mais espaços, ou um ou mais caracteres unicode, ao nome. Tendo a conta criada, é possível usar facilmente os mesmos screenshots e ícone da aplicação fidedigna, inclusive o mesmo nome – como poderão ver pelas imagens publicadas no Twitter pelo investigador de segurança informática Lukas Stefanko, e que reproduzimos aqui.

Vamos usar o Whatsapp como exemplo. No nome do autor da aplicação fidedigna aparece-nos “WhatsApp Inc.”. Os vários clones maliciosos que existem utilizam nomes de autor idênticos, como “WhatsApp Inc. .” [repara nos espaços entre os dois pontos] ou “WhatsApp Inc !!!.” [esta deve trazer mais animação, com tanto ponto de exclamação].

Este é um dos métodos utilizados para contornar o “sistema”. Outro é a inclusão do mínimo possível de funcionalidades maliciosas para evitar a deteção nos sistemas automáticos, sendo o restante código malicioso descarregado quando se abre a aplicação.

Como evitar

Para evitares estes clones maliciosos, há algumas red flags a que deves estar atento. Primeiro, confirma se os nomes da aplicação e autor são corretos. No exemplo que te demos, o dos clones do WhatsApp, vários deles tinham o nome do autor e/ou da aplicação um pouco diferente do original, mas idêntico o suficiente para enganar os mais distraídos.

Outra medida que podes adotar é o acesso ao site da aplicação, se souberes de antemão qual é, e confirmar se tem uma link para a app na App Store da tua plataforma móvel. Se tiver, segue o link para confirmares se a aplicação que vais instalar é realmente a que queres e não um clone.

Não te esqueças que tu és a primeira linha de defesa e que estes clones, ao contrário dos da saga Star Wars, têm pontaria e causam estragos.

Stormtrooper

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.