Eurovisão

Todos a bordo: 43 países embarcam no Festival Eurovisão 2018

All Aboard!‘ é o lema do próximo Festival Eurovisão da Canção. Lisboa acolhe, a bordo da Altice Arena, os 43 países que anunciaram a participação no evento.

A RTP revelou esta terça-feira (7) mais detalhes sobre a criatividade associada ao Festival, que se concentrará no conceito de que, através do oceano, os cidadãos da Europa e do mundo estão ligados.

A diversidade existente nos oceanos e a história da capital portuguesa como centro de algumas das mais importantes rotas marítimas fundem-se num convite que se estende a toda a Europa… e Austrália.

Portugal tem na sua história o legado de ter “sempre ligado a Europa ao resto do mundo através do oceano” e vai comemorá-lo “convidando toda a gente a celebrar a Europa e a música”.

A participação de 43 países, com o regresso da Rússia, permitirá a Lisboa receber a maior edição de sempre do evento.

O tema, que estará presente em múltiplos logótipos, tem um total de 12 derivações. Estas imagens, que demonstram a vida nos oceanos e as maravilhas deste mundo flutuante, “vão explicitar ideias-chave como diversidade, respeito e tolerância”.

Eurovisão
As várias variações da identidade gráfica do certame mantêm o oceano como elemento comum.

Lisboa: um grande porto de culturas

Gonçalo Madaíl, diretor criativo da RTP, refere que durante séculos “Portugal explorou o mundo pelo mar. Hoje, Lisboa é mais e mais uma cidade de todas as cores, um grande porto de culturas e som que dá as boas-vindas para que todos possam entrar a bordo”.

O supervisor executivo do Festival, Jon Ola Sand, mostrou contentamento pelo conceito criativo do festival deste ano, “que amplifica a história de Lisboa e sublinha os valores fundamentais da Eurovisão”, acrescentando que “o oceano, que nos liga a todos, bem como a sua variedade, podem ser uma inspiração para cada uma das 42 estações de televisão que estarão em Lisboa no ano que vem”.

Os espetáculos do concurso decorrem a 8 e 10 de maio, com a primeira e segunda semifinais, respetivamente, e a 12 de maio, dia em que se celebra a Grande Final.

Vê a lista completa de países participantes:

Albânia (RTSH)
Alemanha (ARD/NDR)
Antiga República Jugoslava da Macedónia (MRT)
Arménia (AMPTV)
Austrália (SBS)
Áustria (ORF)
Azerbaijão (ICTIMAI TV)
Bélgica (VRT)
Bielorrússia (BTRC)
Bulgária (BNT)
Chipre (CYBC)
Croácia (HRT)
Dinamarca (DR)
Eslovénia (RTVSLO)
Espanha (TVE)
Estónia (ERR)
Finlândia (YLE)
França (FT)
Geórgia (GPB)
Grécia (ERT)
Hungria (MTVA)
Irlanda (RTE)
Islândia (RUV)
Israel (IPBC/KAN)
Itália (RAI)
Letónia (LTV)
Lituânia (LRT)
Malta (PBS)
Moldávia (TRM)
Montenegro (RTCG)
Noruega (NRK)
Países Baixos (AVROTROS)
Polónia (TVP)
Portugal (RTP)
Reino Unido (BBC)
República Checa (CT)
Roménia (TVR)
Rússia (C1R)
San Marino (RTV)
Sérvia (RTS)
Suécia (SVT)
Suíça (SRG/SSR)
Ucrânia (UA:PBC)

Atualizado a 18 de novembro, 11h59, com a participação da ARJ Macedónia.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mega Incêndios
‘Mega Incêndios’: Novo documentário do Odisseia inclui caso português