A 18.ª edição de Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores decorre de 10 a 13 de novembro no Centro de Congressos de Lisboa. Irão estar presentes mais de 400 marcas de vinhos e 25 chefes de cozinha de renome.

Em 2017 estes dois encontros prometem perto de 2500 vinhos, de 400 marcas nacionais e internacionais. As provas de cozinha com os 25 chefes, portugueses e estrangeiros, serão comentadas por especialistas.  Para além destas provas, irão realizar-se o Congresso dos Cozinheiros, a reunião Portugal Wine Connection e a mostra Mundo Natural.

O Congresso dos Cozinheiros já vai 13ª edição. Este congresso é considerado um importante momento para se refletir, debater e apresentar as novas tendências. A temática do congresso é Os Produtos e os Produtores e estarão presentes nomes portugueses e internacionais muito conhecidos.

Mundo Natural é uma novidade inserida nestes encontros. É uma mostra dedicada aos produtores artesanais e terá uma enorme variedade de produtos. Pão, azeite, legumes, cervejas artesanais, chás e vinhos naturais serão alguns dos produtos apresentados. Nesta mostra existe um contacto direto entre consumidores ou potenciais consumidores e os profissionais.

O Portugal Wine Connection é um speed wine meeting que irá proporcionar reuniões exclusivas entre os produtores e importadores, representantes de supermercados, garrafeiras, restauração, hotelaria e jornalistas de diferentes nacionalidades.

10 dias de Comida e Vinho em toda a cidade

Outra das novidades da programação é a Lisbon Food & Wine Week que decorre desde dia 3 de novembro até dia 13. Foi estabelecida uma rota por restaurantes de autor e tascas lisboetas, promovendo uma relação harmoniosa entre vinho e petiscos portugueses.

Ao longo dos quatro dias do evento decorrerão diversas provas, comentadas por elementos que constituem o painel de provas da Revista de Vinhos. O destaque irá para as provas de alguns dos mais famosos vinhos do mundo, Crus Classés de Bordéus (França), que incluem rótulos de sonho como Château Latour 1989, Château Margaux 2004, Château Mouton Rothschild 2011, Château Lafite-Rothschild 2012, Château Haut-Brion 2013 e Château Cheval Blanc 2014.  Haverão ainda provas comentadas de vinhos do Porto, da Madeira, da Bairrada e do Alentejo.

Este é um evento da Revista de Vinhos, produzido pela EV-Essência do Vinho e pela editora Masemba. Já se pode encontrar mais informação no site oficial do evento.