O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Arnaldo França
Foto: VisualHunt

Portugal e Cabo Verde instituem prémio literário Arnaldo França

A criação do prémio Arnaldo França, pelas imprensas nacionais de Portugal e Cabo Verde, foi anunciada na quinta-feira, na cidade da Praia.

O prémio literário anual destina-se a escritores cabo-verdianos e tem como objetivo estimular a produção literária no país.

Sobre o prémio

O anúncio foi feito no lançamento do livro Debaixo Da Nossa Pele – Uma Viagem, de Joaquim Arena. 

O evento decorreu na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, no âmbito da Festa do Livro Morabeza.

O autor premiado irá receber 5000 euros e verá a sua obra publicada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), de Portugal, e pela Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV).

A apresentação contou com a presença de Duarte Azinheira, diretor da Unidade de Publicações da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, de Miguel Semedo, administrador executivo da Imprensa Nacional de Cabo Verde, e de Abraão Vicente, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, Duarte Azinheira afirmou que o prémio junta as imprensas nacionais de ambos os países “na promoção da língua portuguesa e do talento literário de Cabo Verde”. O diretor da Unidade de Publicações da Imprensa Nacional – Casa da Moeda lembrou também a existência de galardões semelhantes em Moçambique e Timor-Leste.

Miguel Semedo reitera a importância do prémio, afirmando que este “aproxima a INCV dos cidadãos, ao mesmo tempo que ajuda a criar condições para a promoção da produção literária em Cabo Verde”.

Abraão Vicente, por sua vez, destacou a homenagem ao poeta, que serviu de uma “maneira generosa” a investigação literária e científica no país.  Acrescenta ainda que acredita “que esta é mais uma semente para a descoberta de novíssimos valores literários e para a construção de uma nova geração de leitores apaixonados”.

Sobre o autor

Arnaldo Carlos de Vasconcelos França nasceu na cidade da Praia em 1925 e faleceu em 2015. O escritor homenageado é reconhecido como poeta, ensaísta, académico, crítico, estudioso e historiador da literatura cabo-verdiana. Autor de Notas sobre Poesia e Ficção Cabo-Verdianas, Arnaldo França colaborou com a INCM na Obra Poética, de Jorge Barbos.

LÊ TAMBÉM: JAMIE OLIVER ESTÁ DE REGRESSO COM UM NOVO LIVRO