A Nielsen prometeu que ia começar a medir as audiências das séries transmitidas pela Netflix e cumpriu. De acordo com os dados divulgados pela consultora, o arranque da segunda temporada de Stranger Things bateu as últimas estreias de pesos pesados como Game of Thrones ou The Walking Dead.

De acordo com os números revelados, nos primeiros três dias em que esteve disponível na plataforma, a série de ficção científica somou uma audiência de 15,8 milhões de espectadores.

Para se ter uma noção, nem o primeiro episódio da última temporada de Game of Thrones, com 12,2 milhões nos primeiros três dias, nem o regresso de The Walking Dead, com 15 milhões, conseguiram ter mais que Stranger Things.

Netflix refere que são ‘números não fiáveis’

Os bons resultados auditados pela Nielsen não coíbem a Netflix de sublinhar que os valores não são fiáveis. A política seguida pela empresa é, de resto, igual à dos concorrentes: Também a Hulu e a Amazon não atribuem credibilidade às medições feitas pela auditora para as plataformas de streaming. Até agora, nunca tinham sido divulgados de forma pública quaisquer valores relacionados com a audiência deste tipo de produção.

As plataformas de streaming referem que os valores não são corretos por medirem apenas a audiência de quem vê a série através do televisor e não contarem com todos os espectadores que optam por vê-la em dispositivos móveis e outros ecrãs.

A nossa abordagem passa por usar a mesma estrutura e metodologia que usamos para todo o mercado televisivo“, explica Brian Fuhrer, vice-presidente da Nielsen, ao The Hollywood Reporter. O mesmo responsável defende que desta forma é possível “pôr os números da Netflix e das transmissões televisivas lado a lado e entender a relação entre eles“.

Os valores anunciados esta quinta-feira demonstram ainda que 4,6 milhões de espectadores já viram o final da temporada, tendo assistido aos nove episódios em apenas três dias. A Nielsen anuncia ainda que 361 mil pessoas viram toda a temporada em apenas 24 horas.

Vê aqui a audiência de todos os ‘capítulos’:

  • Episódio 1: 15.8 milhões
  • Episódio 2: 13.7 milhões
  • Episódio 3: 11.6 milhões
  • Episódio 4: 9.3 milhões
  • Episódio 5: 8 milhões
  • Episódio 6: 6.4 milhões
  • Episódio 7: 5.3 milhões
  • Episódio 8: 4.9 milhões
  • Episódio 9: 4.6 milhões