O Android 8.1 é a nova versão do sistema operativo da Google, com data de lançamento prevista para meados de dezembro. Uma das novidades que trará é a introdução da SMS Connect, que permitirá o envio e a receção de mensagens de texto através de Chromebooks.

A funcionalidade foi descoberta por elementos do site Ars Technica na versão de teste – ou develeper preview como é vulgarmente chamada -, num apk (pacote de instalação de aplicações em Android) chamado SMSConnectPrebuilt. Quando ativada, cria um canal de comunicação entre Android e ChromeOS, o sistema operativo dos Chromebooks, que permite o envio e receção de SMS.

sms connect android

Ativação da SMS Connect

Não se sabe ainda se a funcionalidade vai ser oficialmente suportada na versão 8.1 do Android, nem quais os equipamentos compatíveis com ela. Especula-se, no entanto, que seja exclusiva dos smartphones Google Pixel. Pelo menos até alguém a adaptar a outros equipamentos.

Lê também: Pixelbook, o novo portátil da Google

São boas notícias para utilizadores do ecossistema Google que, durante muito tempo, pediram uma integração maior e melhor entre os seus equipamentos móveis. É um pouco à semelhança do que acontece com produtos Apple, em que o envio de mensagens de texto e iMessage é sincronizado em tempo real entre Mac, iPhone e iPad.