O cidade do Porto vai receber o seu primeiro TEDxWomen já no próximo sábado, dia 4 de novembro. O evento, que se vai realizar na Universidade Católica Portuguesa, tem como tema principal “Bridges” (pontes).

Aproximar pessoas com experiências e opiniões diferentes, ou seja, construir “pontes”, é o objetivo deste primeiro TEDxWomen, que pretende ser um prolongamento do evento principal com o mesmo nome, a decorrer em Nova Orleães, nos Estados Unidos, de 1 a 3 de novembro. A organização do Porto vai passar alguns vídeos das TED Talks desses dias, combinados  com a intervenção de performances ao vivo e oradores.

Entre os oradores convidados destacam-se Cláudia Morgado, Navvab AlyNour Machlah, que refletem a “diversidade e a profundidade que os seus testemunhos vão certamente conferir ao evento”, afirma a organização em comunicado.

Cláudia Morgado é farmacêutica de formação, mas hoje tem a sua própria empresa de software de saúde, a Redlight Software, na qual é diretora de operações. Navvab Aly criou a página de Facebook  “Crespas & Cacheadas Poderosas”, que pretende encorajar as mulheres a assumirem os seus caracóis. Nour Machlah, por sua vez, é um jovem sobrevivente da guerra da Síria que veio para Portugal estudar arquitetura através da ajuda da grupo de bolseiros da Plataforma Global de Assistência Académica a Estudantes Sírios.

Estes convidados fazem parte do “conjunto de pensadores e criativos que estimulam a transformação de ideias em ações concretas que incentivam e motivam à intervenção na comunidade”, afirma Pedro Geraldes, membro da organização do evento, em comunicado. No entanto, há ainda vários oradores por anunciar.

O TEDxWomen está associado ao TEDxOporto e funciona de forma semelhante: um evento organizado de forma independente por uma equipa local, que pretende reunir um grupo de pessoas que desejam partilhar ideias e experiências que melhorem a comunidade do Porto.

O TEDxWomen, já no próximo dia 4 de novembro, decorre no auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica do Porto, das 14h às 19h. Os bilhetes custam 20€ e incluem todo o programa e coffe break. Podes consultar todas as informações sobre o programa e a compra dos bilhetes aqui.

Lê também: BORDALO II INAUGURA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO A SOLO