A peça The Maids (As Criadas, em português), de Jean Genet, é apresentada em inglês pela companhia The Lisbon Players no Estrela Hall, em Lisboa. Em cena desde dia 19 de outubro, o espetáculo pode ainda ser visto até ao dia 4 de novembro.

A companhia The Lisbon Players convida-nos a mergulhar neste espetáculo saído da mente estranhamente envolvente de Jean Genet, e a experienciar o desespero implacável que guia um coração distorcido do erotismo negro, através de um cruel espelho.

A peça conta a história de duas irmãs, duas criadas que, num sótão solitário, navegam pela realidade esmagadora da sua existência servil. Na ausência da patroa, imaginam que vivem a sua vida enquanto conspiram a sua morte.

Uma peça marcada por cenas que oscilam entre a infantilidade despreocupada e o absurdo de um terror gótico, com laivos de erotismo e indícios de psicose nascente, perante a crueldade impiedosa das vidas das criadas.

Estreada em 1947, em Paris, a peça parece inspirar-se num crime cometido em França em 1933 pelas irmãs Papin, que mataram e esquartejaram a patroa e a filha.

A adaptação posta em cena pelos The Lisbon Players conta com encenação de Suresh Nampuri e com as interpretações de Chloé Gastine, Katerina Karachaliou e Rhyana Blakeley.

O auditório Estrela Hall é um pequeno teatro de 120 lugares situado na zona da Estrela, que desde 1947 acolhe a única companhia em Lisboa dedicada exclusivamente ao teatro em língua inglesa.

Quando podes ver

Em cena desde dia 19 de outubro, o espetáculo pode ser visto até ao dia 4 de novembro às quintas, sextas e sábados às 21h00. Aos domingos há matiné às 16h00.

Os bilhetes custam entre 8 e 10 euros, com descontos para grupos. As reservas podem ser feitas através do site da companhia.

Lisbon

Foto: divulgação

Sobre a The Lisbon Players

Lisbon

Foto: divulgação

A companhia The Lisbon Players, em atividade há 70 anos, apresenta um diversificado repertório em inglês que vai desde clássicos de Shakespeare a obras de opereta ou, ocasionalmente, teatro musical.

Atualmente, a companhia coloca em cena seis grandes produções por ano, apresentadas ao longo de nove semanas entre os meses de outubro e junho.

Ocasionalmente, a The Lisbon Players organiza também recitais de poesia, concertos e exposições, e mantém uma colaboração regular com a embaixada da Irlanda, promovendo também eventos relacionados com a cultura irlandesa.

A companhia é composta por cerca de 200 pessoas, das quais 40 participam ativamente. Entre os membros mais ativos incluem-se pessoas com formação teatral mas também pessoas de outras áreas, que ajudam a assegurar o trabalho regular da companhia.

LÊ TAMBÉM: O NOME DA ROSA VAI SER ADAPTADO PARA TELEVISÃO