Esta terça-feira, Mariana Monteiro sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, para apresentar a peça de teatro Mariana num Mundo Igual, no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade.

Esta é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira que promove a igualdade do género e de oportunidades, com a presença da atriz Mariana Monteiro.

Mariana num Mundo Igual é a peça adaptada do livro homónimo, da autoria de Mariana Monteiro e de Narciso Moreira. A atriz é a convidada para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas.

Em Leiria, o espectáculo conta com participação de cerca de 600 crianças de diferentes escolas do primeiro ciclo do concelho de Leiria: Escolas Básicas, Amarela, Arrabalde, Colégio Nossa Senhora de Fátima e Jardim Escola João de Deus.

A peça pretende debater os desafios inerentes à luta pela igualdade de género.

Neste sentido, de forma interativa e lúdica, alerta-se para os casos de discriminação entre meninas e meninos e ajudar a desfazer muitos preconceitos.

LÊ TAMBÉM: MUSEU DE LEIRIA DESAFIA A POPULAÇÃO PARA RECOLHA DE BRINQUEDOS DE INFÂNCIA

Um teatro pedagógico

Todos os dias, várias crianças são confrontadas com atitudes que os discriminam dos outros, apenas por serem menina ou menino.

A sociedade atual entende que há tarefas, talentos e brinquedos determinados em função do género. Paralelamente, essa diferenciação pode ser um obstáculo à concretização dos sonhos de cada um.

Nesta peça, Mariana Monteiro ajuda os mais novos a compreender, a superar e a não promover esta discriminação.

Com o auxílio de um amigo, regressa à infância, e interroga, na sua escola, alunas e alunos, alertando-os para a importância da promoção da igualdade do género e de oportunidades.

Mariana Monteiro

Foto: divulgação

Sobre a atriz

Mariana Monteiro ficou conhecida do grande público com a sua participação na série Morangos com Açúcar.

Este seu primeiro projeto televisivo resultou num sucesso e projectou-a como uma das mais jovens estrelas da ficção nacional.

Participou em telenovelas, séries, peças de teatro e filmes.

Estreou-se como apresentadora, na RTP, em 2014, nos programas The Voice e The Voice Kids.

Em 2015, foi convidada para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas, reforçando o papel que já assumia de promoção da igualdade de género e de oportunidades.

O projeto Mariana num Mundo Igual demonstra-se como mais um passo em prol dos mesmos objetivos.

Para ver em Leiria

A apresentação da peça vai ter lugar já no próximo dia 24, pelas 10h, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

O livro estará à venda pelo valor de 10 euros e haverá ainda uma sessão de autógrafos.

LÊ TAMBÉM: MUSICAL A FADA ORIANA ENSINA A LUTA INTEMPORAL ENTRE O BEM E O MAL