Os decotes muito pronunciados perderam espaço no que diz respeito à sensualidade. São agora os ombros descobertos que se afirmam e mostram que as mulheres não precisam de expor vários centímetros de pele para amestrarem a arte da sedução. Que o diga Diogo Miranda, criador de uma coleção elegante e sofisticada, tendo os ombros como foco.

O cisne, pelo seu porte natural e silhueta esguia que transmite elegância, foi o ponto de partida para a coleção primavera/verão 2018 do designer que já vestiu Sara Sampaio, Helena Bordon e Sonam Kapoor. Surgem penas, franjas, pregueados, mangas exageradas e folhos que remetem para a figura do animal. A nível cromático, os básicos branco e preto juntaram-se ao rosa pastel, fucshia, laranja, cinza e verde.

Sónia Balacó e Luísa Beirão tornaram-se também cisnes na passerelle. Em ano de comemoração dos 10 anos enquanto criador de moda, Diogo Miranda dedica a coleção a todas as mulheres que o acompanham desde o início, celebrando também o passado, o presente e o futuro.

… uma pesca não literal de Hugo Costa

Ouve-se água a cair e os modelos chegam à passerelle com os cabelos húmidos e a cara aparentemente molhada. Sob o mote “Don’t fish my fish” (em português, não pesque o meu peixe), o designer faz uma ponte entre o povo nómada que ocupa o arquipélago de Mergui, os Moken, e a sociedade moderna.

É através desta metáfora que o criador se impõe na indústria da moda. “Como marca emergente, acreditamos firmemente que todos têm um lugar no mercado, tal como cada ser humano tem lugar no mundo. A marca Hugo Costa prioriza qualidade e não quantidade, criatividade e não cópia, valores e não leis.”

Com uma estética urbana e progressiva, o designer cria peças de inspiração streetwear, em que as sobreposições e as silhuetas oversized ganham destaque. Alguns coordenados têm cortes, unidos por atilhos que pendem na vertical e bolsos XXL. De acordo com o tema da coleção, surgem impermeáveis pretos, brancos, cinza, verde tropa e mostarda, tons que perpassam em todas as peças.

O segundo dia de Portugal Fashion no Porto contou também com a presença dos designers Carla Pontes, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt, Júlio Torcato, Anabela Baldaque e Miguel Vieira. Sábado são apresentadas as coleções de Katty Xiomara no ex-matadouro municipal da cidade, de Luís Buchinho no Cais Novo e dos restantes designers na Alfândega.

Fotografia: Nicole Gonçalves