Os cisnes de Diogo Miranda e a afirmação de Hugo Costa

Os decotes muito pronunciados perderam espaço no que diz respeito à sensualidade. São agora os ombros descobertos que se afirmam e mostram que as mulheres não precisam de expor vários centímetros de pele para amestrarem a arte da sedução. Que o diga Diogo Miranda, criador de uma coleção elegante e sofisticada, tendo os ombros como foco.

O cisne, pelo seu porte natural e silhueta esguia que transmite elegância, foi o ponto de partida para a coleção primavera/verão 2018 do designer que já vestiu Sara Sampaio, Helena Bordon e Sonam Kapoor. Surgem penas, franjas, pregueados, mangas exageradas e folhos que remetem para a figura do animal. A nível cromático, os básicos branco e preto juntaram-se ao rosa pastel, fucshia, laranja, cinza e verde.

Sónia Balacó e Luísa Beirão tornaram-se também cisnes na passerelle. Em ano de comemoração dos 10 anos enquanto criador de moda, Diogo Miranda dedica a coleção a todas as mulheres que o acompanham desde o início, celebrando também o passado, o presente e o futuro.

… uma pesca não literal de Hugo Costa

Ouve-se água a cair e os modelos chegam à passerelle com os cabelos húmidos e a cara aparentemente molhada. Sob o mote “Don’t fish my fish” (em português, não pesque o meu peixe), o designer faz uma ponte entre o povo nómada que ocupa o arquipélago de Mergui, os Moken, e a sociedade moderna.

É através desta metáfora que o criador se impõe na indústria da moda. “Como marca emergente, acreditamos firmemente que todos têm um lugar no mercado, tal como cada ser humano tem lugar no mundo. A marca Hugo Costa prioriza qualidade e não quantidade, criatividade e não cópia, valores e não leis.”

Com uma estética urbana e progressiva, o designer cria peças de inspiração streetwear, em que as sobreposições e as silhuetas oversized ganham destaque. Alguns coordenados têm cortes, unidos por atilhos que pendem na vertical e bolsos XXL. De acordo com o tema da coleção, surgem impermeáveis pretos, brancos, cinza, verde tropa e mostarda, tons que perpassam em todas as peças.

O segundo dia de Portugal Fashion no Porto contou também com a presença dos designers Carla Pontes, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt, Júlio Torcato, Anabela Baldaque e Miguel Vieira. Sábado são apresentadas as coleções de Katty Xiomara no ex-matadouro municipal da cidade, de Luís Buchinho no Cais Novo e dos restantes designers na Alfândega.

Fotografia: Nicole Gonçalves

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Maria Cerqueira Gomes
Maria Cerqueira Gomes renova contrato na TVI