A RTP está dedicada a explorar o universo multimédia, e mostra-o através da nova série Amnésia. Será a primeira exclusivamente digital, e marca também a estreia do primeiro projeto do RTP Lab.

A RTP Play, o Youtube e o Instagram são as plataformas que servem de palco a esta história de ficção nacional. Aqui, vamos poder seguir a luta de Joana Almeida, uma blogger de sucesso que vai lançar um livro. Na manhã da publicação do seu romance, acorda com uma surpresa desagradável. Carlos, o seu namorado, encontra-se morto ao seu lado.

O desafio está em provar a sua inocência, enquanto lida com amnésia traumática, que apagou os acontecimentos do último ano. O caso torna-se mais claro para o espectador à medida que são lançados novos conteúdos diariamente, nas plataformas online.

 

O papel de protagonista está a cargo de Ana Vilela da Costa, que participou na novela A Única Mulher e no filme Al Berto. Nuno Janeiro interpreta o seu namorado Carlos. Alda Gomes e Marco Costa são os inspetores Ângela e Leonel, que tentam ajudar Joana a reconstituir os acontecimentos.

A ajuda aparece também de um sítio inesperado: uma conta de Instagram onde são publicadas fotos e gravações que relembram o passado de Joana e Carlos, bem como a sua relação. Também nas stories se encontram revelações, que desaparecem 24 horas depois.

Esta conta influencia a linha narrativa do thriller policial, o que torna esta experiência de visionamento diferente para o espectador.

https://www.instagram.com/p/BaWS3oMFQ4a/?taken-by=joanalivre

“Pela primeira vez vamos contar uma história em que algumas cenas irão desaparecer ao fim de 24 horas, o que é uma mudança de paradigma, numa época em que todos os conteúdos estão disponíveis, em qualquer lugar e a qualquer hora.”, afirma Nuno Bernardo, da produtora beActive Entertainment.

Foi uma das séries convidadas a participar no painel “Fresh TV Around the World” do MIPCOM. Este é um evento anual em Cannes, que se dedica a conteúdos de entretenimento. O painel destacava os melhores programas de ficção desenvolvidos ao longo do último ano.

A estreia de Amnésia está marcada para dia 30 de outubro, e estende-se por 12 capítulos.