Stranger Things acaba de chegar ao mundo dos jogos de tabuleiro e dos serões familiares “à antiga” – chamemos-lhes assim.

Pois é, ao que parece vai ser lançado não um… mas três jogos de tabuleiro inspirados na série original da Netflix mais vista no último ano, sendo um deles uma adaptação de um clássico da nossa infância ao “imaginário” da popular série de horror e fantasia.

Com a tão aguardada segunda temporada quase a chegar – tendo estreia marcada para 27 de outubro – a Hasbro já deu a conhecer o conceito dos três diferentes jogos ao público.

O primeiro é uma “transformação” do Monopólio, um dos jogos de tabuleiro mais populares em todo o mundo e certamente também um dos mais intemporais, aqui com uma pitada da fantasia que carateriza a série.

Stranger Things; Monopoly; board games

No Monopólio de Stranger Things, não compramos nem vendemos bairros e empresas, mas sim veículos e localizações que facilmente reconhecemos da série – entre as quais a piscina de Steve, onde Barb perdeu a vida, e a Escola Preparatória de Hawkins (“Hawkins Middle School”), onde estudam alguns dos protagonistas.

Em vez de casas e hotéis, temos fortes e esconderijos. Os tokens, nesta edição, correspondem a itens do Upside Down, uma dimensão paralela ao mundo humano. Tudo isto converge numa busca para encontrarmos o desaparecido Will Byers à medida que percorremos a cidade de Hawkins, no Indiana.

Stranger Things; Monopoly; board games

O segundo jogo, talvez um pouco mais “aterrador” para os mais supersticiosos, é um tabuleiro Ouija. Na série, Joyce, a mãe de Will – o jovem desaparecido – pendurou luzes de Natal debaixo das letras do alfabeto que pintou na parede para tentar comunicar com o filho quando este se perdeu na dimensão paralela do Upside Down – cena que o tabuleiro tenta copiar… pelo menos esteticamente.

Stranger Things; Ouija board; board games

Infelizmente, este tabuleiro não se ilumina quando tentamos contactar com presenças do além… mas o lado positivo é que dá uma excelente prenda de Natal.

Para os mais céticos (ou até mesmo para aqueles que tremem só de pensar em coisas paranormais), podem sempre deixar de lado o tabuleiro e saltar diretamente para o terceiro jogo, uma alternativa substancialmente mais “doce”.

A terceira proposta da Hasbro para os adeptos de jogos de tabuleiro e de Stranger Things é um jogo de cartas das waffles Eggo. A caixa do jogo – em regras e estrutura muito parecido ao Uno – assemelha-se realmente a uma verdadeira caixa de waffles Eggo – as favoritas de Eleven, uma das protagonistas.

Stranger Things; Eggo card game; board games

Podes jogar o jogo como Will, Lucas, Mike, Dustin, Barb, Hopper e até mesmo como Eleven – preferencialmente, sem a parte dos sangramentos nasais. Para ganhares o jogo e escapares ao Upside Down (provavelmente enviando alguns dos teus adversários para lá pelo caminho), tens de te livrar de todas as tuas cartas antes que o monstro Demogorgon ataque.

O jogo inclui 106 cartas com o formato de waffles Eggo e sete cartas de personagem.

Tanto o Monopólio de Stranger Things como o seu tabuleiro de Ouija já se encontram no mercado, prontos a serem agarrados pelos fãs mais dedicados. Só teremos de aguardar um pouco mais pelo jogo de cartas Eggo, que apenas será lançado no fim do outono.

Entretanto, os restantes dois parecem ser uma boa alternativa para uma noite de Halloween mais caseira ou para acompanhar uma boa velha sessão de “binge-watching” para aqueles que ainda não espreitaram Stranger Things.

Stranger Things; nova temporada; 27 de Outubro; estreia