A Adidas acaba de lançar uns ténis amigos do ambiente. Resultado de uma colaboração com a Parley for the Oceans, os novos modelos são feitos a partir de plásticos recolhidos do mar das praias das Maldivas.

Esta já não é a primeira vez que a marca alemã utiliza materiais reciclados para produzir sapatilhas mais ecológicas e sustentáveis. Em junho do ano passado, em comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, foi lançada uma edição especial de 50 exemplares do modelo Ultraboost 3.0, também eles feitos à base de plásticos recolhidos do mar.

Agora foi a vez do modelo EQT. Os clássicos Adidas da década de 90 foram redesenhados para criar os EQT Support ADV, agora com uma parte superior em dois tons, tricotada com fios feitos de plástico dos oceanos. O modelo surge em duas cores, ambas a lembrar a origem dos materiais: azul escuro e azul claro.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8c9tB66UMWU]

“Vivendo em áreas urbanas, é fácil ignorar por vezes a nossa relação com os oceanos – esta colaboração procura provocar uma mudança”, refere a marca em comunicado, de acordo com a De zeen.

A Parley for the Oceans é uma organização ambiental criada em 2012 por Cyril Gutsch, que pretende incentivar os criativos e designers a proteger os oceanos das toneladas de lixo que todos os anos acabam no mar. A parceria com a Adidas, agora, é mais um passo nesse sentido: “Estamos empenhados em eliminar progressivamente o plástico dos nossos produtos. Esta colaboração é apenas uma parte de uma história em progresso”, pode ler-se no site oficial da marca.

Os modelos EQT Support ADV já estão disponíveis desde o dia 14 de outubro e podem ser adquiridos através do site oficial da marca. O preço ronda os 160 euros.

Esta não é a primeira marca com preocupações ambientais. Em fevereiro deste ano, a H&M lançou uma linha cujas peças são feitas a partir do material BIONIC, um poliéster fabricado inteiramente com resíduos de plástico.