The Orville, a nova série de Seth MacFarlane, estreia em Portugal a 23 de outubro, na FOX. É uma comédia de ficção científica, onde o criador tem também o papel de personagem principal.

A ação desenrola-se na nave espacial U.S.S. Orville, que parte numa missão exploratória. O capitão é Ed Mercer (Seth MacFarlane), que tem consigo uma equipa composta por humanos e extraterrestres. Chama para piloto um dos seus melhores amigos, Gordon Malloy (Scott Grimes), enquanto que o resto da equipa lhe é desconhecida.

Do lado humano tem a bordo Claire Finn (Penny Johnson Jerald), a chefe médica, e John LaMarr (J. Lee), o navegador. De outras raças tem o Comandante Bortus (Peter Macon), da raça Moclan, composta apenas por espécimes do género masculino; Alara Kitan (Halston Sage), a chefe da segurança Xelayan que tem apenas 23 anos, e Isaac (Mark Jackson), o cientista e engenheiro, da raça artificial Kaylon-1.

Acaba por ter uma surpresa quando Kelly Grayson (Adrianne Palicki), uma antiga conhecida, se junta a eles na Orville.

The Orville

Ao estilo de Star Trek, mas com o humor já conhecido de MacFarlane, este projeto promete ser algo diferente. “A comédia é uma grande parte disto… mas é uma parte de uma forma geométrica maior. O programa procura encontrar um caminho desconhecido, no seu tom”, explica o criador.

Têm planeadas várias aparições de atores convidados, começando logo no primeiro episódio. Victor Garber aparece no piloto como o Almirante Halsey, que dá a oportunidade a Ed. Nos episódios seguintes haverá mais guest stars, como Liam Neeson e Charlize Theron.

Os efeitos especiais são de grande qualidade, o projeto tem potencial para ser uma série de ficção científica que se leva a sério. Os episódios têm a duração de 40 minutos, o que não é costume para uma série de comédia.

Não parece uma sátira ao género, mas antes uma homenagem. Inspira-se em Star Trek, sendo o criador um grande fã. “Estou farto que seja tudo sombrio e distópico. Sinto falta do lado otimista da ficção científica”, desabafa MacFarlane.

O programa já estreou nos Estados Unidos, a 10 de setembro. Contabilizada a audiência não linear, The Orville é a estreia de drama mais vista da FOX desde o piloto de Empire, em 2015. Em Portugal poderás acompanhar a série às segundas-feiras na FOX, depois de The Walking Dead.