Está aí o novo filme de Martin Campbell, realizador conhecido por 007: Casino Royale (2006). Esta semana, é esta a estreia destacada pelo Espalha-Factos, um thriller político protagonizado pelos célebres Jackie Chan e Pierce Brosnan.

Quan (Chan) é um homem humilde, proprietário de um restaurante na Chinatown de Londres. Quando Fan (Katie Leung, a Cho Chang de Harry Potter), a sua única filha, é morta num ataque terrorista, o seu passado longínquo vem à tona numa fúria de vingança para com os culpados da barbárie. Na procura incessável pelo nome dos terroristas, Quan acaba por criar conflito com Hennessy (Brosnan), um alto cargo do governo britânico com um passado também sombrio, que poderá ter a chave para a identidade dos atacantes.

O Estrangeiro é baseado no livro The Chinaman de Stephen Leather, publicado em 1992. Chan, em entrevista à Entertainment Weekly, disse esperar que o filme “abra o coração das pessoas, para que retirem que magoar terceiros é errado“, e que “entendam que a violência não deve ser a única resposta“, numa altura em que o tema do terrorismo está mais atual que nunca.

Conhecido pelo cinema de ação e de artes marciais, mudar de rumo foi o que atraiu o ator para o papel de Quan, e acredita que depois de tantos anos, as audiências vão entender que é um verdadeiro ator, e não apenas uma estrela de ação e de kung fu. Ainda assim, dado os combates físicos de O Estrangeiro, houve ferimentos no set, mas Chan desvaloriza-os humoristicamente: “se não acabar no hospital, não conta como ferimento“!

A fita, produzida por Chan, marca o primeiro reencontro de Campbell com Brosnan desde 007: GoldenEye (1995), primeiro dos filmes em que o ator interpretou o mítico James Bond. O Estrangeiro conta ainda com banda-sonora de Cliff Martinez, conhecido dos cinéfilos pelas suas colaborações com o realizador Nicolas Winding Refn em Drive – Risco Duplo (2011), Só Deus Perdoa (2013) e The Neon Demon – O Demónio de Néon (2016).

Consulta aqui as sessões, não percas o thriller que conta até à data com um rating de 78% no Rotten Tomatoes!