Encontro Internacional de Palhaços
Foto: página oficial Encontro Internacional de Palhaços no Facebook

Encontro Internacional de Palhaços regressa a Vila do Conde para mais uma edição

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, todos os caminhos vão dar a Vila do Conde. A quarta edição do Encontro Internacional de Palhaços reúne artistas nacionais e internacionais e promete não desiludir o público.

Este ano, o lema é Palhaço! O terapeuta da alegria e pretende sensibilizar a população para as intervenções ‘cloenescas’ em hospitais.

A organização do encontro está a cargo da associação Nuvem Voadora. Este conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Vila do Conde.

O programa

A Visita e Palhaços de O’pital são as associações convidadas pela organização. A primeira visita regularmente lares de terceira idade em Lisboa. A segunda, foca também o seu trabalho nos idosos, embora no espaço hospitalar.

No dia 11 de outubro, está programada uma formação intitulada O Palhaço Visitador. O workshop tem como objetivo reunir um grupo de voluntários locais que desenvolvam visitas regulares a hospitais e lares de idosos. Nos dois dias seguintes, as associações convidadas vão visitar hospitais e lares de idosos, no concelho de Vila do Conde.

Todos os anos há um espetáculo dirigido às escolas e este não é exceção. Bubble Clown, às 10h30 e às 14h30 de sexta-feira, mistura a alegria do palhaço com a magia das bolas de sabão.

No mesmo dia, às 22h assiste ao espetáculo A Cadeira, da companhia Créme de la Créme, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Descobre as metáforas de uma cadeira com Anabela Mira, num espetáculo de humor dedicado a adultos.

Às 23h30, não percas a Poesia Ortopédica Musical, no Bacchus Wine Bar. Isaque Ferreira lê poemas sobre doenças, enquanto o público é embalado pelo som terapêutico da harpa de Frederica Vieira Campos.

No dia seguinte, acompanha a estreia mundial do espetáculo Mariela – tuba & clown, da companhia Nuvem Voadora. Vive momentos hilariantes com o mestre Sousa e o ajudante Rodriguez, às 15h30 no Jardim da Alameda dos Descobrimentos.

Às 22h, assiste à Gala Solidária do Encontro Internacional de Palhaços, no Teatro Municipal. Cada companhia ou artista vai apresentar um pequeno sketch do seu trabalho e o valor reunido na bilheteira reverte a favor das associações convidadas: A Visita e Palhaços de O’pital.

No domingo, não percas o espetáculo dos Hermanos Saqueti, às 15h30 no Jardim da Alameda dos Descobrimentos. A dupla de palhaços de Andaluzia, mostra-nos que rir é o melhor remédio num espetáculo ao ar livre.

Encontro Internacional de Palhaços
Foto: divulgação

Onde podes ver

O Teatro Municipal de Vila do Conde acolhe a maioria dos espetáculos, mas o público pode contar também com espetáculos ao ar livre no centro da cidade.

Todos os espetáculos ao ar livre são gratuitos. Quanto aos do Teatro Municipal, o preço varia entre os 5 e os 8 euros.

A par das edições anteriores, as escolas e instituições de solidariedade social do concelho vão usufruir de condições especiais de acesso aos espetáculos.

LÊ TAMBÉM: AMOR DE DIDO E ENEIAS NO PALCO DO TEATRO CAMÕES