Depois de uma primeira temporada em que pareceu a filha perfeita de Gossip Girl e Twin Peaks, Riverdale está de volta para uma série de episódios que prometem ser ainda mais obscuros.

Já todos sabemos quem matou Jason Blossom (Trevor Stines), mas no início da segunda temporada, que estreia esta quinta-feira (12) na Netflix Portugal, a tensão vai multiplicar-se.

Há novos focos de discórdia nas relações dos principais casais da narrativa, novos membros do elenco e ainda Archie (KJ Apa) a ter de lidar com o facto de o pai ter sido baleado por um criminoso na última season finale.

Fotografia: Dean Buscher / The CW

O mistério sobre quem terá baleado Fred Andrews (Luke Perry) é o nó central da narrativa para os novos episódios, garante à TV Line o produtor executivo Roberto Aguirre-Sacasa. De acordo com o responsável, este crime irá levar-nos ainda mais fundo “nos segredos da cidade e na sua história“.

No entanto, não vai ser só o enredo policial a animar os fãs da trama. Há outros seis plots em desenvolvimento, desde um novo Reggie, agora interpretado por Charles Melton, até àquele que de acordo com Roberto é “potencialmente o enredo mais obscuro alguma vez retratado [na série]“.

Jughead a sul e relação… a leste

A mudança de Jughead (Cole Sprouse) para o Liceu de Southside traz problemas à relação com Betty (Lili Reinhart), admite o produtor executivo.

Mesmo estando na mesma cidade, há alguns problemas trazidos pela distância. Não estar na mesma escola e não ver alguém diariamente faz diferença“, alertando que a dupla vai ter de “lutar para manter a relação intacta, dada as circunstâncias que parecem forçar o afastamento dos dois“.

Resultado de imagem para betty riverdale

O regresso da ‘Dark Betty’

Lili [Reinhart], que interpreta a Betty, adora fazer a ‘Dark Betty’ e nós adoramos também“, descreve Roberto Aguirre-Sacasa. “A Betty é a personagem mais saudável da banda desenhada [que baseia a série]” e o facto de ela “se render ao seu ‘dark side’ é o mais evidente sinal de subversão de Riverdale e das personagens dos Archie Comics“.

Por isso, e não fosse Riverdale o lado obscuro do ambiente de ‘adorável-cidade-pequena’ retratado nos livros, está prometido que a Betty vai voltar à sua faceta mais obscura. E, possivelmente, “a peruca preta” também vai voltar. “A minha esperança é que consigamos trazê-la de volta e fazer algo com o impacto que fizemos na primeira temporada“, acrescenta Sacasa.

Uma visita ao passado de Veronica

Nick St. Clair (Graham Phillips) vai juntar-se ao elenco como um “velho amigo (ou ex-namorado) de Veronica (Camila Mendes)“. Quando chega a Riverdale, a nova personagem começa a “causar problemas a toda a gente“.

Nós vamos até terrenos bem obscuros com esta nova storyline. De certa forma, é o enredo mais escuro que já mostrámos. Envolve principalmente Archie e Veronica, mas as outras personagens também vão ser arrastadas para as ‘águas agitadas“, conta Roberto.

Um novo Reggie

A segunda temporada vai nos apresentar Reggie Mantle (Charles Melton) novamente, depois da substituição de Ross Butler, agora dedicado à segunda temporada de 13 Reasons Why.

Contrariamente ao que aconteceu na primeira temporada, em que Reggie foi muito raramente uma parte da ação, agora vai estar em praticamente todos os episódios. “O Reggie é uma grande parte da mitologia e sentimos a falta daquela rivalidade diária com Archie“, descreve Sacasa.

Fotografia: Dean Buscher / The CW

Charles Melton vai interpretar Reggie “de uma maneira muito diferente” daquela a que estivemos habituados até agora, mas o produtor garante que as pessoas vão ficar “muito surpreendidas e agradadas com ele“.

Uma nova oportunidade para Archie & Betty?

Sim, Archie está com Veronica, Betty está com Jughead. No entanto, os mais esperançosos conseguiram ver um olhar saudoso entre os dois no fim da primeira temporada. E os sentimentos podem ser mútuos: “Por muito tempo, Archie foi quem a Betty quis. E eu não acho que isso seja como um interruptor que se desliga, que se muda de um momento para o outro“, explica Sacasa.

A maturidade do protagonista pode ser um motivo para a mudança. “Agora que está um bocadinho mais velho, um pouco mais sábio, ele pode pensar ‘Wow, eu deixei mesmo desperdiçar este sentimento tão bom?‘”. O produtor executivo concorda que Archie e Veronica são “ótimos juntos“, mas na verdade “o coração quer aquilo que ele quer“.

O irmão perdido de Betty?

Uma das revelações obscuras da primeira temporada foi  Alice (Mädchen Amick) ter sido pressionada pelo agora marido, Hal (Lochlyn Munro), a dar para adoção um filho que teve durante o ensino secundário.

Esse filho vai aparecer. Segundo o Terra, Hart Denton será Chic, o irmão perdido de Betty e Polly (Tiera Skovbye). Os motivos para este regresso não são, para já, adiantados.

Os novos episódios, que começam a ser transmitidos nos Estados Unidos esta quarta-feira, dia 11, serão 22. Até dezembro são emitidos os primeiros nove, com os restantes a chegarem em janeiro de 2018.

(Atualizado às 11h40 com informações sobre ‘o irmão perdido de Betty’.)