Kazuo Ishiguro
Foto: página oficial de Kazuo Ishiguro no Facebook

Prémio Nobel da Literatura é atribuído a Kazuo Ishiguro

Kazuo Ishiguro é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 2017. O anúncio foi feito na passada quinta-feira pela Academia Sueca, sediada em Estocolmo.

No discurso que anunciou Ishiguro vencedor, Sara Danius, secretária da Academia Sueca, destacou os seus “romances de grande força emocional, que revelaram os abismos por trás da ilusória sensação de conexão com o mundo”.

Numa nota enviada à BBC, o autor afirmou que o Prémio Nobel da Literatura é “uma honra magnífica” porque o coloca “nas pegadas dos maiores autores de sempre”. Ishiguro afirmou ainda que “estamos a atravessar um momento muito incerto e espero que os prémios Nobel sejam uma força que contribua para melhorar o mundo”.

A vida e obra de Kazuo Ishiguro

Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasaki, no Japão, em 1954. Aos cinco anos, mudou-se com a família para o Reino Unido, depois do seu pai ter começado a trabalhar como investigador no National Institute of Oceanography.

No final da década de 70, o romancista licenciou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kent. Mais tarde, estudou Escrita Criativa na Universidade de East Anglia, em Inglaterra.

A sua primeira obra, Introductions 7: Stories by New Writers, foi editada em 1981. Entre 1892 e 2015, o autor escreveu 7 romances e recebeu inúmeras distinções. Entre elas, dois Best of Young British Novelists atribuídos pela Granta, em 1983 e 1993, e a nomeação como Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres em França, em 1998.

Em 1989, Kazuo Ishiguro venceu o Man Booker Prize com a obra Os Despojos do Dia. Quatro anos depois, o romance foi adaptado para o cinema pelo diretor James Ivory. O filme, protagonizado por Anthony Hopkins e Emma Thompson, valeu-lhe oito nomeações para os Óscares.

Em 2008, Ishiguro foi considerado pela revista Times um dos 50 melhores escritores britânicos desde 1945. Dois anos depois, Nunca Me Deixes foi também transformado em filme, com Keira Knightley, Cary Mulligan e Andrew Garfield como personagens principais.

O seu mais recente romance, O Gigante Enterrado, foi publicado em 2015.

A sua obra já foi traduzida para mais de 40 línguas.

Prémio Nobel da Literatura

O Prémio Nobel da Literatura é um prémio literário concedido anualmente pela Academia Sueca. Entre 1901 e 2017, foram já premiados 110 escritores, sendo que 14 das distinções foram concedidas a mulheres.

Em 2016, o prémio foi atribuído ao cantor Bob Dylan, por “ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana“, pode ler-se no site oficial desta distinção literária.

LÊ TAMBÉM: NOVIDADES DE OUTUBRO EM LIVROS
Mais Artigos
Marilyn Manson excluído do elenco de ‘The Stand’