Após um início demasiado lento, sem qualquer reviravolta ou surpresa, a quarta temporada de How To Get Away With Murder parece estar a aquecer gradualmente, com um segundo episódio que abriu portas a várias histórias. I’m Not Her estreou no canal ABC no dia 5 de outubro. Em Portugal, a série é exibida no AXN.
De volta ao trabalho, o primeiro caso que Annalise (Viola Davis) decide aceitar é o de Jasmine (L. Scott Caldwell), que foi sua colega de cela quando esteve na prisão. Jasmine tem um mar de condenações, todas envolvendo prostituição, drogas e posse de arma, e a advogada torna sua missão colocá-la de novo em liberdade.
Jasmine confessa que, aos treze anos, havia sido vendida ao mundo sexual, sofrendo abusos físicos constantemente. A sua primeira condenação aconteceu durante os anos de adolescência, mas a mulher apenas foi colocada de volta nas ruas. Agora com quase sessenta anos, Jasmine não tem esperança nem futuro.
Annalise, contudo, vê uma oportunidade. Ao descobrir o advogado que tratou da primeira condenação de Jasmine, apercebe-se de que ele providenciou cuidados e reabilitação a outras jovens que foram condenadas pela mesma razão. Jasmine, por ser negra, foi a única negligenciada. Como tal, Annalise acredita que uma vida de horrores tem, por trás, alguma culpa por parte do tribunal, conseguindo então o perdão do juiz e a liberdade da antiga companheira de cela.
As cenas em tribunal são intercaladas com sessões de Annalise no seu terapeuta, Isaac (Jimmy Smits), que acredita que a advogada se revê na sua cliente. Annalise, apesar dos seus traumas de infância, confessa que sempre teve esperança e ambição por uma vida melhor. Isaac, por seu turno, tem semelhanças com a condenada, visto que ele próprio sofreu de vício à heroína mas conseguiu limpar e endireitar a sua vida.
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No seu primeiro caso após uma longa pausa, a protagonista mostrou a garra e a assertividade que sempre a caraterizou, lutando por uma minoria que ainda hoje sofre de injustiças. A comunidade negra sempre teve um papel relevante nesta série e este caso foi perfeito para voltar a colocar Annalise na linha, revelando a sua paixão não só a nível profissional como pessoal. Bravo!
E o resto do grupo?
Os apelidados Keating Four estão em preparações para entrevistas de estágio. Michaela (Aja Naomi King) e Asher (Matt McGorry) são os bem sucedidos, conseguindo impressionar várias e assegurando um estágio. Laurel (Karla Souza) continua focada no seu bebé, enquanto Connor (Jack Falahee) começa a questionar se advocacia é realmente a sua paixão.
A novidade, contudo, é melhor do que se esperava: Michaela é colocada na firma que representa o pai de Laurel e esta confessa que sabe que ele é culpado do assassínio de Wes (Alfred Enoch), pedindo então ajuda a Michaela para se infiltrar na empresa e ajudá-la a mandar o pai abaixo.
Enquanto isso, Bonnie (Lisa Weil) assegurou um emprego no tribunal, tornando-se rival de Annalise – a uma escala pior do que se poderia imaginar. As duas mal se olham, tentando quase envenenar os casos uma da outra. A isto é que eu chamo uma volta de 180 graus.
Nos últimos segundos do episódio, revisitamos Laurel no hospital, em desespero pelo desaparecimento do seu bebé, enquanto Bonnie se dirige à nova casa de Annalise. A polícia toma conta do local, Annalise parece estar desaparecida e a casa completamente coberta de sangue.
Ora este é que deveria ter sido o primeiro episódio desta quarta temporada. Tivemos direito a tudo: novas perspetivas profissionais para os protagonistas, uma pitada de justiça social, o início da vingança pela morte de Wes e um novo mistério em torno de Annalise. Basta manter-se neste ritmo e How To Get Away With Murder promete mais uma das suas temporadas bombásticas.
NOTA: 8/10