O mais aguardado projeto de Denis Villeneuve chega esta semana aos cinemas nacionais. O Espalha-Factos destaca esta semana o filme Blade Runner 2049, que marca o regresso de Rick Deckard ao grande ecrã. Este aventura espacial junta thriller à ficção científica, contado com Harrison Ford Ryan Gosling nos principais papéis.

Trinta anos depois dos eventos da primeira película, estreada em 1982, um novo blade runner, o agente K (Ryan Gosling), desenterra um segredo há muito escondido. A nova informação tem potencial para mergulhar o que resta da sociedade em completo caos. A descoberta de leva-lo-á a uma busca para encontrar Rick Deckard (Harrison Ford), agora ex-agente desaparecido há 30 anos.

A produção a cargo da Warner Bros. é uma das grandes apostas da produtora norte-americana. O argumento é assinado por Hampton Fancher Michael Green, tendo por base o romance de Philip K. Dick,  Do Androids Dream of Electric Sheep?. 

Ridley Scoot volta um vez mais, só que desta vez como produtor executivo. O elenco conta ainda com Ana de Armas (Knock Knock – Perigosas Tentações e Os Traficantes), Robin Wright (House of Cards) e com o vencedor de um prémio da Academia Jared Leto (O Clube de Dallas).

Arte é arriscar e eu tenho que arriscar

Villeneuve apresenta a mais recente obra após a sua aclamação em Arrival (2016) e Sicario (2015), afirmando que ” (Blade Runner) vai ser o maior risco da minha vida” acrescentado ainda “tenho sonhado em fazer ficção cientifica desde que tenho 10 anos e disse ‘não’ a muitas sequelas. Não podia dizer ‘não’ ao Blade Runner 2049.”

Também Harrison Ford revela o seu amor pela história, descrevendo o guião desta nova película como “um dos melhores” que já tenha lido. Guião esse que foi escrito já com Gosling em mente.

Nas plataformas digitais, Blade Runner 2049 colheu uma larga percentagem de críticas positivas por parte dos espectadores, ao mesmo tempo que a crítica internacional também se rendeu ao filme de Villeneuve. 

O filme estreia em Portugal no dia 5 de outubro em 2D, 3D IMAX 3D.

Podes consultar as sessões aqui.