Admitamos, o verão foi bom, mas já sentimos a falta do aconchego de outubro.

As primeiras folhas douradas, o vento que começa a esfriar as temperaturas e as camisolas quentinhas são o primeiro sinal que entrámos no outono. Mas, para além disso, há imagem mais típica de outono do que as tardes de sábado passadas com uma manta e um bom livro?

Por isso mesmo, o Espalha-Factos reuniu as novidades de livros que não vais querer perder durante este mês. Desde biografias inéditas a alguns regressos muitos aguardados, outubro promete ser um mês literário em cheio.

Estou Aqui

outubro

Foto: Fnac

Clélie Avit. Topseller

Disponível a partir de dia 2 de outubro | 16,59 euros

Estou Aqui, da francesa Clélie Avit é um dos primeiros destaques do começo de outubro. Vencedor do Prémio Primeiro Romance, conta a história de Elsa, uma jovem rapariga que após um acidente uma estância de esqui fica em coma.

Nesse mesmo hospital, Thibault não consegue lidar com o infortúnio do irmão que foi atropelado por duas adolescentes. Por isso, procura refúgio no quarto de Elsa. Ainda que inconsciente, nasce entre os dois uma história de amor improvável baseada numa ligaçao afetiva ainda mais atípica.

No entanto, o estado de Elsa parece agravar-se e uma escolha difícil parece impor-se perante o jovem Thibault, que finalmente havia encontrado o amor. Uma história contemporânea sobre o amor moderno e as questões por resolver sobre o final de vida.

Origem

outubro

Foto: Fnac

Dan Brown. Bertrand Editora

Disponível a partir de 4 de outubro | 22,90 euros

O professor Robert Langdon está de  volta, pela mão do famoso Dan Brown. A nova aventura do professor de simbologia e iconologia religiosa toma ligar em Bilbau, Espanha. Langdon é convidado a assistir a uma revelação científica que mudará para sempre o rosto da ciência, encabeçada por um antigo aluno seu, Edmond Kirsch.

No entanto, ao longo da noite, esta fantástica descoberta fica em vias de se perder para sempre. Cabe a Robert rumar para Barcelona para tentar descobrir a palavra-passe capaz de decifrar o enigma de Kirsch.

Numa viagem por Espanha, repleta de simbologia religiosa, de história oculta e de extremismo, Dan Brown promete um novo triller cheio de emoção no regresso às livrarias do professor mais famoso do mundo.

LÊ TAMBÉM: DAN BROWN APRESENTA NOVO LIVRO EM PORTUGAL
Saudação a Walt Whitman – Canto de Mim Mesmo
outubro

Foto: Fnac

Alváro de Campos Walt Whitman. Guerra e Paz

Disponível a partir de dia 4 de outubro | 16 euros

A ligação de Fernando Pessoa a Walt Whitman é estreita e o poeta português sempre fez questão de o ressalvar. Por isso, a editora Guerra e Paz decidiu condensar alguns dos trabalhos dos dois poetas numa leitura entrecruzada que promete deslindar as influências de Whitman na composição poética de Pessoa- concretamente do heterónimo Alváro de Campos.

O meu irmão Che

outubro

Foto: Fnac

Juan Martin Guevara. Objectiva

Disponível a partir de dia 4 de outubro | 18,80 euros

Passados cinquenta anos da morte do líder revolucionário, Che Guevara, o seu irmão Juan Martin Guevara publica a sua biografia. Juan Martin desvenda a vida do guerrilheiro antes de o ser, das suas aventuras enquanto criança, das viagens, dos estudos, dos primeiros amores até ao intelectual revolucionário que se tornou.

Um olhar de perto da vida de uma das figuras mais icónicas da história mundial.

Pão com Fiambre

outubro

Foto: Fnac

Charles Bukowski. Alfaguara

Disponível a partir de dia 4 de outubro | 19,90 euros

Henry Chinaski, o famoso alter-ego de Bukowski, dá voz à acidez dos longos anos de uma juventude de desprezo e vivida à margem dos outros.

Aquele que é considerado o melhor dos seus romances, Pão com Fiambre, com nuances autobiográficas está nas bancas e merece acompanhar-te nestas primeiras tardes de frio.

A Nova Rússia é «de Direita» ou «de Esquerda»?

outubro

Foto: Fnac

Bruno Drweski. Página a Página

Disponível a partir de dia 4 de outubro | 7 euros

Um ensaio sobre a geopolítica, as classes e o terrorismo, do francês Bruno Drweski. Esta reflexão surge no contexto da transformação de uma Rússia comunista para um novo país absolutamente capitalista e capaz de competir com as grandes potências mundiais, como os Estados Unidos. Um livro essencial nos dia de hoje e uma oportunidade para conhecer um pouco melhor a política mundial.

Portefólio

outubro

Foto: Fnac

Sérgio de Sousa. Página a Página

Disponível a partir de dia 4 de outubro | 7 euros

O escritor português Sérgio de Sousa volta a assinar um novo livro, no começo de outubro. Um livro de contos sobre a contemporaneidade, crónicas do quotidiano de trabalhadores, de pais e filhos, de mulheres, de homens e de hábitos.

Manual do Lorde

outubro

Foto: Fnac

Fabrizio Rollo. Ideia-Fixa

Disponível a partir de dia 20 de outubro | 15,90 euros

O ex-diretor de estilo da Vogue Brasil reuniu em Manual de Lorde algumas dicas que foi aprendendo no exercício da sua profissão sobre a classe e a elegância masculina. Condensado num manual, Rollo defende que ser um lorde em 2017 passa pelo respeito em todos os sentidos, pelos outros e por si próprio.

Stop – As 50 Estratégias das Mulheres sem Tempo

outubro

Foto: Fnac

Ana Taipa. A Esfera dos Livros

Disponível a partir de dia 20 de outubro | 16 euros

A fechar as novidades de outubro, o livro que se segue é também uma espécie de manual que promete ajudar as mulheres a conciliar e gerir melhor o seu tempo por entre a vida pessoal e profissional.

Por entre as mil tarefas sempre a fazer, os filhos, a casa, o trabalho, por vezes ser mulher pode ser extenuante. Neste livro, Ana Taipa, psicóloga, dá dicas que no fundo passam por organizar e descomplicar a vida.

LÊ TAMBÉM: O RISCO E O PERIGO NA CRIANÇA E NA FAMÍLIA: UM GUIA DE BOAS PRÁTICAS