O Facebook anunciou esta quarta-feira uma nova funcionalidade que procura contrariar a escassez de doações de sangue na Índia. De acordo com uma publicação divulgada no blog oficial da empresa, a nova ferramenta destina-se unicamente aos utilizadores deste país asiático e estará disponível já a partir de dia 1 de outubro, Dia Nacional do Dador de Sangue.

Apesar de ser o segundo país mais populoso do mundo, a Índia apresenta um número insuficiente de dadores de sangue, incapaz de igualar o número de pacientes dependentes de transfusões sanguíneas. A escassez de doações é de tal forma agravada que muitos pacientes são obrigados a procurar, de forma independente, dadores compatíveis, recorrendo inclusivamente ao Facebook. 

Face a este cenário, a rede social que lidera o ranking de acessos a nível global desenvolveu uma nova funcionalidade que facilita a procura, e posterior contacto, entre dadores e pacientes dependentes de transfusões. Esta é a primeira de outras que deverão ser implementadas, de forma faseada, nos próximos meses.

De acordo com Hema Budaraju, gerente de produto para a saúde do Facebook, e Ritesh Mehta, chefe de programas da Ásia do sul:

“A nossa pesquisa sugere que quando as pessoas dispõem de melhores informações e ferramentas, estão mais dispostos a doar sangue e é, também, mais fácil para as pessoas que precisam de sangue encontrar dadores”.

“É por isso mesmo que hoje anunciamos um novo esforço para facilitar a inscrição de dadores e uma nova forma de ligar pessoas e organizações a informações e ferramentas que lhes permitam encontrar dadores em caso de necessidade”, acrescentaram.

Como funciona?

No dia 1 de Outubro, os utilizadores do Facebook na Índia receberão um mensagem no feed de notícias  com a informação de que podem inscrever-se como dadores de sangue. Deverá ser identificado o tipo sanguíneo do dador, entre outras informações necessárias para a inscrição.

Porém, toda a informação será mantida em privado, a menos que o utilizador opte por partilhá-la na sua cronologia.

Inscrição para dador de sangue - Facebook Ínida

Sempre que um utilizador, seja ele independente ou uma organização, necessite de doações, ser-lhe-á possível criar uma publicação especial com toda a informação necessária para que os dadores possam prestar auxílio facilmente. Os restantes utilizadores receberão uma notificação, mediante critérios como a proximidade geográfica e a compatibilidade sanguínea.

Os dadores notificados terão a possibilidade de entrar em contacto com os utilizadores responsáveis pela publicação ou partilhá-la.Notificações e método de contacto - Facebook Índia

Tendo em consideração as plataformas mais utilizadas na Índia, esta nova ferramenta só estará inicialmente disponível para Android e cliente Web para dispositivos móveis.