Tintim
Foto: divulgação

Banda desenhada de Tintim vendida por mais de 68 mil euros em leilão

Um exemplar inédito de As Aventuras de Tintim – A Ilha Negra, concebido por Hergé em 1943, foi vendido por 68 501 euros, num leilão promovido na plataforma da Catawiki na passada terça-feira.

O livro leiloado é uma edição alternativa, em francês, das aventuras protagonizadas pelo jovem jornalista Tintim e o seu companheiro Milú. Estes embarcam numa viagem à Ilha Negra, em perseguição a uma quadrilha de falsificadores de dinheiro, e acabam por desvendar um segredo: o “monstro” que habita a ilha.

Tintim
Foto: capa do livro de banda desenhada leiloado

De acordo com Patrick Vranken, especialista da Catawiki em banda desenhada, ‘Les Aventures de Tintin – L’Île Noire’ é o único álbum da série que tem três versões diferentes: a preto e branco (1938), a cores (1943) e em inglês (1965).

O livro leiloado “foi impresso em 1943 a pedido de Hergé, o seu autor, que solicitou apenas 10 cópias que seriam destinadas a jornais. A cópia leiloada agora por mais de 68 mil euros nunca foi enviada para nenhum jornal, e acabou por ser utilizada pelo próprio Hergé como ferramenta de trabalho para preparação de uma versão mais moderna do livro original”, explicou em comunicado Patrick Vranken.

Tintim
Foto: interior do livro de banda desenhada leiloado, com anotações do autor

As Aventuras de Tintim – A Ilha Negra é o segundo exemplar de banda desenhada da célebre personagem de Hergé arrematada em leilão na plataforma da Catawiki, portal de leilões online fundado em 2008.

Um exemplar inédito de As Aventuras de Tintim – Tintim no Congo, de 1948, foi vendido por 39 mil euros em leilão, em maio do ano passado.

Lê também: ‘Leite e mel’: a beleza de Rupi Kaur no reinventar da poesia à mulher
Mais Artigos
floor is lava
‘Floor is Lava’: Criadores respondem às perguntas dos fãs