videodança
Foto: divulgação

As margens do Tejo dançam na 25.ª Quinzena de Dança de Almada

A partir de 29 de setembro, a dança contemporânea vai estar presente em vários locais na 25.ª edição da Quinzena de Dança de Almada. Num pé de dança chegas até lá, onde há programas a descobrir até dia 21 de outubro.

Na comemoração dos 25 anos da Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival, pela Companhia de Dança de Almada, vários coreógrafos de edições anteriores são convidados a desenhar um programa diversificado. Um programa cujo objectivo é cruzar diferentes formas de arte com a dança e as suas variadas vertentes.

Fundado em 1992, este ano o festival traz a dança em palestras temáticas, promove aulas entre profissionais e estudantes do meio, explora movimentos em performances singulares, revela uma prática na tela, seja em vídeo-dança ou em fotografia.

Durante quase um mês, há eventos a descobrir diariamente entre Almada e Lisboa, como o Cine-Teatro Academia Almadense, Escola Superior de Dança, Livraria Ler Devagar ou Teatro Municipal Joaquim Benite.

Quinzena de Dança de Almada
Foto: divulgação

O que não podes nem deves perder

O Espalha-Factos é parceiro do festival e, como tal, não deixa que nenhum pormenor te escape. De entre as atividades programadas, destacamos-te aquelas que não deves perder.

O espétaculo comemorativo Coevos, assinado pela Companhia de Dança de Almada e construído a partir de um poema de Elizabeth Bishop. Podes ver no dia 29 de setembro, às 21h30, no  Teatro Municipal Joaquim Benite.

A mostra de Videodança Ritos e Rituais, comentada pelos Professores Daniel Tércio e Leonel Brum, que decorre dia 3 de outubro, às 18h30, na Livraria Ler Devagar.

A exposição Quinzena de Dança de Almada: 25 Anos de Imagem Gráfica, que passa em revista a história do programa artístico-cultural. Esta vai ficar patente de 6 a 21 de outubro, das 15h00 às 20h00 em dias úteis, e aos sábados das 10h00 às 13h00.

No dia 4 de outubro, às 21h00, no Cine-teatro Academia Almadense, podes assistir às performances DesasSossego e Instructions, inseridas no programa Jordão/Miracle.

Por fim, mas não menos irrelevante, os programas da Plataforma Coreográfica Internacional, entre 19 e 21 de outubro, em Almada. Estes mostram o trabalho coreográfico de artistas oriundos dos quatro cantos do mundo.

Podes encontrar mais informações sobre estes e outros momentos desta quinzena de dança no site oficial do evento.

A dança em primeiro lugar

Para profissionais ou curiosos, a Quinzena de Dança de Almada oferece um programa extenso sobre a arte da dança, cada vez mais presente em programas culturais e explorada em detalhe por diversos ramos.

Além de dias dedicados às práticas artísticas, a edição de 2017 presta ainda homenagem aos artistas e designers que constroem cada momento do festival.

A 25.ª Quinzena de Dança de Almada é uma oportunidade para assistir ao trabalho de artistas portugueses e estrangeiros. Um festival que explora a versatilidade da arte e que decorre até dia 21 de outubro, por diferentes locais e palcos de Lisboa e Almada.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Facebook vai ter vídeos musicais de Anitta e outros grandes artistas e editoras no Feed
Facebook vai ter nova secção musical com vídeos oficiais