img_4658-3
Público

10 (ou 11) concertos que não podes perder este outono

Está a chegar o equinócio de outono e com ele regressam as noites mais tranquilas no sofá, a ver uma série e a beber chocolate quente. Ou não. É que este outono há muito bons concertos para ver em salas igualmente aconchegantes. E nem sequer estamos a falar de festivais como o Vodafone Mexefest ou o Jameson Urban Routes.

Swans

Michael Gira é um dos rostos do experimentalismo musical e a sua mestria tem atravessado gerações. Depois da apoteótica passagem pelo NOS Primavera Sound a banda toca no Porto (8 de outubro, Hard Club) e em Lisboa (9 de outubro, Lisboa ao Vivo) para uma sova física e mental. Não se espere um concerto na aceção tradicional do termo, mas antes uma experiência extrasensorial. Os bilhetes custam 25 euros.

https://www.youtube.com/watch?v=jFHQiYvuVlM

!!! (Chk Chk Chk)

Cancelaram o concerto agendado para a festa do 25.º aniversário do Vodafone Paredes de Coura mas recompensaram o público português com a marcação de três concertos para apresentar Shake The Shudder. Tocam no dia 19 de outubro no espaço Lisboa ao Vivo, no dia seguinte no Octógono, no Fundão, e no dia 21, no Hard Club, no Porto. Os bilhetes variam entre os 15 e 25 euros.

The National vs. Royal Blood

Decisões. Se os The National são aquela banda que ao vivo nunca falha (ainda para mais a estrear o novo disco Sleep Well Beast), os Royal Blood são o duo rock que tem incendiado os palcos por onde passa e ainda há pouco o demonstraram no NOS Alive.

Ambos tocam a 28 de outubro em Lisboa (no Coliseu e no campo Pequeno, respetivamente). Então como decidir a qual ir? Bom, se não adquiriste bilhete para a banda de Matt Berninger, o dilema está resolvido pois os bilhetes já estão esgotados. Assim sendo, não percas os Royal Blood que prometem muito sangue, suor e lágrimas.

Metronomy

Ainda agora puseram o Parque da Cidade do Porto todo a dançar e já não são propriamente estreantes no nosso país, mas é a primeira vez que a banda de The English Riviera toca em nome próprio. O concerto é no Coliseu dos Recreios com bilhetes a 26 euros e além de Summer 08, o mais recente disco, não vão faltar as já clássicas The Look ou The Bay.

Shabazz Palaces

O duo de hip hop de Seattle regressa a Lisboa (onde atuou no Jameson Urban Routes) para um concerto no Lux, a 31 de outubro (bilhetes a 15 euros) e dois dias depois em Braga no gnration, (7 euros). Vêm apresentar dois novos discos – Quazarz: Born on a Gangster Star e Quazarz vs. The Jealous Machines – e uma viagem espacial é o mínimo que se pode esperar.

Lamb

A 13 e 14 de novembro os Lamb regressam a Portugal onde fizeram felizes muita gente no arranque do novo milénio. Se de momento não muito relevantes no panorama musical – com Backspace Unwind, editado em 2014, a passar ao lado de muita gente – a verdade é que o trabalho que fizeram é muito marcante e nos deixaram alguns dos mais belas temas que trarão na tour Twenty One. Tocam nos Coliseus de Lisboa e do Porto e os bilhetes custam 26 euros.

Spoon

O regresso de Britt Daniel e dos Spoon aos palcos nacionais faz-se nos Coliseus (Porto, 16 de novembro e Lisboa no dia seguinte, ambos com bilhetes a 26 euros). Hot Thoughts é o último disco da já longa lista de edições dos rapazes de Austin que continuam a ser um dos exemplos mais evidentes do indie pop lavrado nos anos noventa. O concerto insere-se no aniversário da rádio Radar.

Father John Misty

O “Honeybear” causa ataques de coração por qualquer lado onde passa. Josh Tillman nasceu para o palco e para nos cantar canções amorosamente irónicas que Pure Comedy veio confirmar. O concerto acontece no Coliseu de Lisboa no dia 20 de novembro com bilhetes a 26 euros e a promessa de Total Entertainment Forever.

Sun Kill Moon

O regresso de Mark Kozelek (homem dos Red House Painters) está marcado para o Auditório de Espinho onde se poderá ouvir o amor a Portugal. Common As Light and Love Are Red Valleys of Blood tem a chancela da Caldo Verde Records e a clara dedicatória ao nosso país com o tema I love Portugal.

Ele pode aparecer quase às escuras e com mau feitio – não seria a primeira vez – mas as suas delicadas canções farão desta uma noite inolvidável. Será a 24 de novembro e os bilhetes custam 18 euros.

The Horrors

O outono traz novo disco dos ingleses The Horrors, V de seu nome e sucessor de Luminous. É pois enorme a expetativa para a apresentação dos novos temas que acontece no Hard Club, a 9 de dezembro e no Lisboa ao Vivo, no dia seguinte. Os bilhetes custam 23 euros.

Mais Artigos
The Circle
‘The Circle: EUA’. Está de regresso o reality show em que todos podem ser influencers