História do Cerco de Lisboa
Foto: divulgação

‘História do Cerco de Lisboa’ ganha vida em palco esta quinta-feira

E se de repente alguém alterasse o que conhecemos do passado? E se a nossa história pudesse ser contada de outro modo? Esta é a premissa para o enredo de História do Cerco de Lisboa, romance da autoria de Saramago agora adaptada à dramaturgia homónima. 

Quatro companhias nacionais juntam-se para interpretar a História do Cerco de Lisboa, uma co-produção a ver nos Recreios da Amadora, a partir desta quinta-feira, às 21h30, e até ao próximo domingo.

Quando Raimundo Silva, revisor de livros de História, decide alterar factos relacionados com a conquista de Lisboa aos mouros num dos manuais, nasce o caos na editora.

A partir daí, Raimundo é desafiado a compilar uma obra literária que reescreva toda a ação de um episódio História de Portugal, repensando actos, autores, questões e consequências num romance ficcional. Assim nasce uma nova História do Cerco de Lisboa.

Uma história sobre História… de Portugal

A peça em cena conta precisamente como Raimundo dá conta da tarefa, as dificuldades que encontra e até diálogos com o autor do romance original, José Saramago. Sob o olhar do espetador, as personagens do singular texto ganham vida como se se entrasse na mente de Raimundo e nas palavras narradas.

Com adaptação de José Gabriel Antuñano e encenação de Ignacio Garcia, História do Cerco de Lisboa vai ser interpretada pelas companhias Acta – A Companhia de Teatro do Algarve, Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga e Teatro dos Aloés. Em palco juntam-se atores como Ana Bustorff, Luís Vicente, Tânia Silva e Pedro Walter.

Uma história dentro da História a não perder em Lisboa, nos Recreios da Amadora, até dia 24 de setembro. Esta vai poder ser vista de quinta a sábado às 21h30 e domingo às 16h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos por 10 euros, usufruindo de descontos a saber no local.

O espetáculo vai estar depois em cartaz nas restantes cidades onde as companhias coprodutoras estão instaladas, num total de 37 representações.

LÊ TAMBÉM: ROMANCE ADOECER DE HÉLIA CORREIA ADAPTADO PELO TEATRO O BANDO

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
cobra kai
Cobra Kai. Nova temporada já está em produção